Militares brasileiras participam de missão do navio-hospital USNS Comfort, da Marinha americana

No dia 15 de junho de 2019, teve início, na cidade de Norfolk/EUA, a missão da assistência humanitária do navio-hospital USNS Comfort, da Marinha dos Estados Unidos da América.

O objetivo da missão do USNS Comfort é prestar o suporte de saúde aos países parceiros dos Estados Unidos da América no Caribe, América Central e América do Sul que se encontram com os seus serviços de assistência de saúde sobrecarregados, situação agravada com o grande número de imigrantes e refugiados oriundos da Venezuela, resultado da crise econômico-social na qual vive aquele país.

O USNS Comfort é o maior navio-hospital do mundo e tem um dos maiores centros cirúrgicos do planeta, com capacidade instalada de 1000 leitos de internação. Pela sua mobilidade estratégica tem como missão o atendimento de saúde de maneira rápida e eficaz em situações de desastres naturais, atentados terroristas, situações de calamidade e operações humanitárias em todo o mundo.

Essa missão representa a sétima incursão de assistência humanitária na América Latina e Caribe, que teve início no ano de 2007 e é conhecida como Operação “Promesa Duradera” ou “Continuing Promise” e está sob coordenação e controle do Comando Sul dos EUA em estreita cooperação com as nações amigas da região.

A missão prestará assistência de saúde à população de 12 países: Equador, Peru, Costa Rica, Panamá, Colômbia, Trinidad e Tobago, Granada, Santa Lúcia, São Cristóvão e Nevis, República Dominicana, Haiti e Jamaica. A equipe de saúde do navio conta com o reforço das seguintes nações parceiras: Argentina, Brasil, Canadá, Costa Rica, México e Peru.

O Exército Brasileiro enviou para compor a equipe de profissionais de saúde do USNS Comfort a Major Dentista Renata de Castro Monteiro Netto, do HMAB, e a Capitão Médica Danielle Soares Morel, do HGeS. Essas oficiais estão atuando em parceria com a equipe de militares americanos e de nações amigas e civis de organizações não-governamentais no atendimento médico e odontológico às populações necessitadas.

Fotos: Centro de Comunicação Social do Exército

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter