Comandante do Comando do Sul dos EUA conhece peculiaridades da Brigada de Infantaria Pára-quedista

No dia 12 de fevereiro, a Brigada de Infantaria Pára-quedista (Bda Inf Pqdt), “Sentinela da Pátria”, recebeu a visita do Comandante do Comando do Sul dos Estados Unidos da América, Almirante Craig Faller, que se fez acompanhar pela Sra Embaixadora Liliana Ayalde, Vice-Comandante Civil do Comando do Sul, pelo Major General Andrew Croft, Comandante Força Aérea do Comando do Sul, pelo Sgt Major Bryan Zickfoose, pelo Capitão de Mar e Guerra José Maria de Lima Sobrinho, do Ministério da Defesa e comitiva do Southern Command.

Após as honras militares e a tradicional fotografia à frente do Quartel General da Brigada de Infantaria Pára-quedista, a comitiva assistiu à palestra institucional, proferida pelo Comandante da Brigada de Infantaria Pára-quedista, Gen Pedro Celso Coelho Montenegro, com a participação do Ten Cel Enio Barbosa Fett de Magalhães, Comandante do 25º Batalhão de Infantaria Pára-quedista, com foco na organização da Bda Inf Pqdt e no preparo da tropa aeroterrestre, visando à Operação Culminating.

 

Em seguida, foi realizada a demonstração da FT Afonsos, Força-Tarefa valor Batalhão, no campo de parada do 26º Batalhão de Infantaria Pára-quedista, bem como exposição de material de emprego militar.

Na sequência, foi apresentada a demonstração de técnicas e procedimentos de salto em massa d´água, no contexto do preparo da FT Biguá. Por fim, após apresentar suas despedidas e assinar o livro de honra da Brigada, o Almirante Faller enfatizou a importância da diplomacia militar entre os Estados Unidos e o Brasil.

Brasil e EUA discutem cooperação de defesa¹

O comandante do Comando Sul dos Estados Unidos da América (Southcom), almirante de esquadra Craig Faller, esteve no Ministério da Defesa na manhã de segunda-feira (11). O objetivo da visita foi promover a cooperação no âmbito da defesa entre o Brasil e os EUA, além de fortalecer os laços de amizades entre as duas nações. 

Recebido no edifício sede do Ministério da Defesa, o almirante Faller teve audiência com o comandante da Marinha do Brasil, almirante Ilques Barbosa Júnior.

Na ocasião, foi apresentada a missão da Força, as operações desenvolvidas, no Brasil e no exterior, e os projetos estratégicos como o Programa de Desenvolvimento de Submarinos (Prosub).

Em seguida, o comandante americano esteve com o chefe do Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas (EMCFA), brigadeiro Raul Botelho, para reunião bilateral. Na oportunidade, eles abordaram possíveis tratativas entre os dois países. “É bom saber sobre todos esses assuntos. Desta forma, podemos ver o melhor jeito de fortalecer essa relação e deixa-la mais robusta. É importante trabalharmos mais próximos”, destacou o almirante Faller.

Parceria

Em palestra para os oficiais do Ministério da Defesa, com o tema “Parceria entre Brasil – EUA e Liderança Militar”, o comandante americano apresentou as linhas de ação do Southcom e o marco da estratégia, que deve estar pronto no próximo mês. Ele adiantou que vai apresentar o trabalho aos demais países parceiros e espera a avaliação brasileira sobre o tema.  “Construímos juntos quando escrevemos nossa estratégia. Tenho uma experiência profissional de 36 anos e acredito no trabalho em conjunto”, apontou.

O almirante Faller defendeu que por mais que ocorram mudanças em nível político, o importante é manter a coesão entre as lideranças. “Independentemente de alterações, que tenhamos uma base”, analisou. Também participaram da reunião o chefe de assuntos estratégicos, almirante Cláudio Portugal de Viveiros, o chefe de Logística e Mobilização, general Laerte de Souza Santos, o de chefe Operações Conjuntas, brigadeiro Carlos Baptista Junior, e o subchefe de Política e Estratégia, general Pedro Paulo de Mello Braga.

Nesta terça-feira, o comandante do Southcom segue para Rio de Janeiro onde conclui sua agenda no Brasil. Entre outras atividades, visita a Brigada Paraquedista, ao Navio Porta Helicóptero Multipropósito Atlântico e ao complexo naval de Itaguaí.

¹Por Júlia Campos – Fotos: Tereza Sobreira – Assessoria de Comunicação Social (Ascom) Ministério da Defesa

 

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter