Ministro da Defesa acompanha o Viking 22, maior exercício multifuncional de operações de paz do mundo

Mariana Alvarenga

O Ministro da Defesa, Paulo Sérgio Nogueira de Oliveira, esteve no Comando Militar do Planalto, em Brasília, para conferir as atividades do Exercício Viking 22. Trata-se do maior exercício multifuncional de operações de paz do mundo, envolvendo 1.750 pessoas, entre militares, policiais e civis, de mais de 40 países. Presente em missões de paz há mais de 70 anos, o Brasil apresenta destaque cada vez maior, contribuindo para a paz e para a segurança internacionais.

O ministro destacou a importância da participação brasileira no treinamento. “Para nós, esta é uma ocasião para o adestramento de estados-maiores e para reafirmar a capacidade brasileira de atuar, de forma decisiva e com liderança”, pontuou.

Ele reforçou, ainda, o preparo dos militares do País. “Hoje, possuímos tropas e equipamentos certificados, bem como nos capacitamos, cada vez mais, com unidades e comandantes para os diversos tipos de operação. Gostaria de assinalar que o Brasil sempre estará pronto para contribuir com a paz e a segurança mundial”, enfatizou.

O Viking 22 é conduzido pelo Ministério da Defesa da Suécia, em parceria com o Departamento de Defesa dos Estados Unidos (DoD). Realizado por meio de plataforma virtual, teve início no dia 28 de março e vai até 7 de abril. As atividades propostas contribuem para aperfeiçoar a habilidade de países e de organizações em responder a situações de crise.

Na oportunidade, o Ministro percorreu cinco ambientes onde se desenvolve o treinamento. São eles: a direção do exercício, o local de treinamento voltado para civis, o espaço para capacitação dos participantes militares e a sala de simulação, onde os participantes resolvem situações de combate.

Nesta edição, de número nove, eventos e incidentes simulados abordam temas multidisciplinares, tais como: Inserção Feminina em Operações de Paz, Direitos Humanos, Proteção de Civis, Procedimentos com Refugiados, Assistência Humanitária, Coordenação e Cooperação, entre outras.

O Exercício é articulado em cinco sítios remotos: Brasil, Bulgária, Finlândia, Qatar e Suécia. Assim como na edição anterior, em 2018, o Brasil representa a América Latina. Em território nacional, a simulação é coordenada pelo Ministério da Defesa (MD) do Brasil e conduzida pelo Exército Brasileiro, por intermédio do Comando de Operações Terrestres (COTER), com participação de militares das três Forças Armadas.

Viking 22 promove visitação para adidos e alunos de defesa¹

Nessa segunda-feira (04), as instalações brasileiras do Exercício Viking 22 foram abertas para visitação de comitiva formada por, aproximadamente, 80 integrantes, entre alunos da Escola Superior de Defesa (ESD) e adidos de defesa estrangeiros acreditados no Brasil. Esta é a segunda semana de atividades do maior treinamento multifuncional voltado para operações de paz do mundo. O Viking 22 iniciou em 28 de março e prossegue até 07 de abril, sendo o sítio Brasil localizado no Comando Militar do Planalto (CMP), em Brasília (DF).

O exercício, realizado por meio de plataforma virtual de treinamento, é articulado em cinco sítios remotos: Brasil, Bulgária, Finlândia, Qatar e Suécia. Durante a visita ao sítio Brasil, a comitiva observou a atuação dos integrantes – civis, militares e policiais – em atividades empregadas em missões de paz. Para o Adido de Defesa da Embaixada do Peru, General de Brigada Cesar Antonio Briolo Scamarone, a integração permite respostas rápidas e flexíveis.

Para mim, foi impressionante visitar as diferentes salas do exercício e ver a meticulosidade que existe para articular o treinamento, apresentar as diversas suposições para que, então, a sala do Estado-Maior possa disponibilizar seus conhecimentos, enxergar mais à frente e buscar a melhor resposta para a situação,” avaliou.

A representante do Tribunal de Justiça do Estado de Rondônia (TJ-RO), juíza Euma Mendonça Tourinho, revelou sua percepção após visitar o Comando Militar do Planalto. “Eu fiquei positivamente surpresa. Apesar de estudar o assunto e ler a respeito, eu não imaginava a grandeza e a dimensão que tudo isso significa. É um trabalho magnífico. Eu estou muito orgulhosa do que vi, que é feito aqui, do que o Brasil propôs e que, inclusive, pode até ensinar outros países porque o Brasil tem um trabalho já avançado nessas missões,” comentou.

Viking 22

O Exercício Viking 22 é coordenado pelo Ministério da Defesa da Suécia em parceria com o Departamento de Defesa dos Estados Unidos. Em território nacional, a atividade é coordenada pelo Ministério da Defesa, sob condução do Exército Brasileiro e por intermédio do Comando de Operações Terrestres (COTER). Assim como na edição anterior, em 2018, o Brasil representa a América Latina como sítio remoto pela segunda vez.

Em nível internacional, cerca de 1.750 pessoas participam do treinamento, alcançando mais de 40 países. No sítio Brasil, compõem o treinamento 276 integrantes. Os participantes se posicionarão diante de eventos e incidentes simulados que abordam temas multidisciplinares, tais como: Defesa Cibernética, Política de Gênero, Direitos Humanos, Proteção de Civis, Procedimentos com Refugiados entre outros.

¹Por Viviane Oliveira e Rayane Bueno

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter