COBERTURA ESPECIAL - Brasil - Suécia - Aviação

31 de Março, 2022 - 09:09 ( Brasília )

FAB participa da 9ª edição do Exercício Viking


Aspirante Eniele Santos


A Força Aérea Brasileira (FAB) participa, até o dia 7 de abril, da 9ª edição do Exercício Viking 22, maior exercício multifuncional voltado para operações de paz do mundo que conta, atualmente com 1750 participantes de mais de 40 países ao todo. Com iniciativa do Ministério da Defesa da Suécia, em parceria com o Departamento de Defesa dos Estados Unidos, participam ainda do treinamento a Associação Latino-Americana dos Centros de Treinamento de Operações de Paz (ALCOPAZ).

Na atual edição, os participantes se posicionarão diante de eventos e incidentes simulados que abordam temas multidisciplinares, tais como: Política de Gênero; Direitos Humanos; Proteção de Civis; Procedimentos com Refugiados; Assistência Humanitária; Coordenação e Cooperação; Medidas contra Ação de Forças Irregulares e Crime Organizado; e Prevenção de Violência Sexual em Conflitos.

Pelo segundo ano consecutivo, o Brasil representa a América Latina sediando o sítio remoto, que conta com 276 participantes de nove países da ALCOPAZ: Brasil, Uruguai, Guatemala, Argentina, Peru, Chile, Bolívia, Equador e México; além de integrantes da ONU, de Gana, França e Suécia.

Neste sentido, o Subchefe de Operações Internacionais da Defesa, Brigadeiro do Ar Maurício Ferreira Hupalo, destaca a atuação do Brasil, que como signatário da Carta das Nações Unidas, tem contribuído para a promoção da paz, sendo reconhecido por tal feito.



A hospedagem desse ponto remoto no nosso País amplia, diretamente, a influência do Brasil no contexto regional, destacando a posição brasileira na América Latina como um importante ator na preparação para emprego em operação de paz. É um reconhecimento da tradição do Brasil em mais de 70 anos de participação nas missões de paz da ONU e dos excelentes resultados alcançados", pontua o Oficial-General.

Desse modo, ressalta-se a presença da FAB, no Exercício Viking 22, com 31 militares atuantes em atividades de Estado-Maior e, também, em simulações de ações de Força Aérea, por meio de três Unidades Operacionais, com aeronaves das Aviações de Asas Rotativas, de Transporte e de Caça.

O ineditismo da FAB nesta edição está relacionado ao incremento de participantes, quer seja compondo o Estado-Maior do Force Commander, estabelecido na Suécia, do Componente Aéreo Conjunto e do Centro de Operações Aéreas Combinadas ou como Oficiais de Estado-Maior do Setor Brasil. Outrossim, cada Unidade Aérea representada terá na sua configuração, além dos Comandantes, os Oficiais de inteligência, operações e de logística.

Exercício Viking

O Viking 2022 é um exercício de simulação internacional, cuja plataforma de treinamento é projetada para a preparação de civis, militares e policiais destinados a futuros desdobramentos em missões de paz. Constitui-se em um Posto de Comando Central, assistido por computadores conectados em rede e distribuídos remotamente, apoiado por um grande número de nações e organizações parceiras.

Simula situações previstas nas missões de paz da ONU e treina os participantes para enfrentar os desafios do presente e do futuro, em resposta a crises em operações de paz.

Assim, o Exercício Viking 22 tem a finalidade de promover a interoperabilidade entre as Forças Armadas (Marinha do Brasil, Exército Brasileiro e Força Aérea Brasileira), as organizações e as instituições nacionais e internacionais envolvidas, contribuindo para o desenvolvimento dos processos decisórios das ações relacionadas às missões de paz, atendendo a necessidade do País em se manter atualizado e preparado.

Além do Brasil, outros quatro sítios remotos, localizados no Catar, Finlândia, Bulgária e Suécia atuam simultaneamente.

Fotos: Centro de Comunicação Social do Exército/ CCOMSEx


VEJA MAIS



Outras coberturas especiais


MJSP

MJSP

Última atualização 07 AGO, 15:00

MAIS LIDAS

Brasil - Suécia