COBERTURA ESPECIAL - Brasil - Suécia - Defesa

04 de Outubro, 2021 - 08:08 ( Brasília )

Viking 22: Ministério da Defesa do Brasil e da Suécia planejam Exercício que prepara para missões de paz


Rízia Rocha

Representantes do Ministério da Defesa (MD) e das Forças Armadas reuniram-se com comitiva das Forças Armadas da Suécia para realizar Visita de Orientação Técnica ao Site Brasil, preparatória para o Exercício Viking 2022.

A visita ocorreu nas instalações do Comando de Operações Terrestres (COTER) do Exército Brasileiro, no Quartel-General do Exército (QGEx), nos dias 28 e 29 de setembro.

O objetivo do encontro foi acompanhar e orientar a equipe congênere brasileira, quanto ao planejamento e às iniciativas complementares para a configuração do Site Brasil para a execução do Exercício.

O primeiro dia da Visita de Orientação Técnica contou com a abertura do Chefe do Preparo da Força Terrestre e Diretor do Exercício do Site Brasil, General de Divisão Gustavo Henrique Dutra de Menezes; além de reuniões temáticas sobre o cenário de adestramento, as condicionantes do Acordo Técnico a ser assinado entre os Ministérios da Defesa do Brasil e da Suécia e sobre as configurações técnicas e táticas do ponto remoto brasileiro.

No último dia, os militares visitaram as instalações que serão utilizadas no Exercício. O Viking 22 ocorrerá de 28 de março a 07 de abril de 2022, por meio de um ponto central localizado na Suécia e conectado a 6 pontos remotos, sendo 4 na Europa, 1 no Oriente Médio e 1 na América do Sul.

O Exercício

O Exercício Viking 2022 é uma plataforma de treinamento projetada para preparar civis, militares e policiais destinados a futuros desdobramentos em missões de paz das Nações Unidas.

Constitui-se num exercício de Posto de Comando Central assistido por computadores conectados em rede e distribuídos remotamente, apoiado por um grande número de nações e organizações parceiras. Planejado e conduzido pelo Ministério da Defesa da Suécia, é realizado em parceria com o Departamento de Defesa dos Estados Unidos.

Além disso, contará com a participação da Organização das Nações Unidas (ONU), Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN) e da União Européia (UE). É o maior exercício internacional vocacionado para missões de paz e resposta a crises internacionais.

Fotos: Sargento Helton/Marinha do Brasil


VEJA MAIS



Outras coberturas especiais


Cyberwar

Cyberwar

Última atualização 01 DEZ, 09:30

MAIS LIDAS

Brasil - Suécia