BR-RU – Cooperação na área de Defesa

Brasília, 8/6/2017 – Integrantes dos Estados-Maiores Conjuntos de Defesa do Brasil e da Rússia assinaram, no dia 08 JUNHO 2017, ata em que se comprometem a viabilizar a cooperação entre os dois países nos campos naval, terrestre e aeronáutico.  A reunião foi realizada na sede do Ministério da Defesa (MD) do Brasil.

 

Foto: Sgt Manfrin

O subchefe de Assuntos Internacionais (SCAI), do Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas (EMCFA) do Brasil, brigadeiro Ricardo Reis Tavares, fez um balanço positivo da reunião e destacou que os esforços foram recompensados pelos resultados obtidos. “Foi possível trocar experiências, explanar temas de interesse comum e apresentar propostas objetivas de cooperação pensadas de forma realista no contexto de nossas dotações orçamentárias, bem como, abrir caminho para novas conquistas”, afirmou o brigadeiro.

Entre os temas debatidos estão: visitas técnicas às estações de recepção e processamento de imagens de satélites, na Rússia; capacitação de especialistas brasileiros sobre métodos especiais de processamento e análise de dados de sensoriamento remoto; cooperação em acústica submarina e possibilidade de embarque operativo dos oficiais da Marinha do Brasil; e intercâmbio para o aperfeiçoamento dos idiomas falados nas duas nações (russo e língua portuguesa).

A segurança cibernética também será pauta de cooperação entre os dois países que deverão organizar uma reunião bilateral sobre o tema para proporcionar a troca de experiências e o estabelecimento de um plano de trabalho.

O líder da delegação russa, vice-chefe do Departamento Geral de Operações do Estado-Maior Geral das Forças Armadas da Rússia, general Victor Victorovitich Poznikhir, agradeceu a hospitalidade dos brasileiros e elogiou a relação de longa data entre os países. “Ambos desenvolvem um papel muito importante para a política internacional. Nós somos parceiros estratégicos. Que essa reunião seja um novo grande passo para o desenvolvimento de nossas relações bilaterais”, afirmou o general.

 

Foto: Sgt Manfrin

A reunião contou com a participação de representantes do Ministério da Defesa, das Forças Armadas, do Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas (EMCFA) e do Centro Gestor e Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia (Censipam).

Brasil e Rússia

As relações diplomáticas entre o Brasil e a Rússia já dura 189 anos e teve início com a abertura de representações diplomáticas em São Petersburgo (Rússia) e no Rio de Janeiro (Brasil).

Desde então, foram vários os momentos de cooperação entre as nações como, por exemplo: a visita do ministro da Defesa Raul Jungmann à Rússia, em abril deste ano, a convite do ministro russo Sergey Shoygu, onde participou da VI Conferência de Segurança Internacional de Moscou; e a visita do vice-diretor do Serviço Federal de Cooperação Técnico-Militar da Rússia, Anatoly Punchuk, a LAAD 2017. (BR-RU – Ministros Jungmann e Shoigu reunem-se em Moscou Link)

A primeira reunião dos Estados-Maiores Conjuntos de Defesa do Brasil e da Rússia foi realizada em setembro de 2015. O próximo encontro está previsto para ocorrer em 2019. “Ficarei muito feliz em recebê-los em Moscou daqui a dois anos para a terceira reunião”, concluiu o general Victor Victorovitich Poznikhir.

Matérias Relacionadas

Michel Temer – O Brasil na Rússia e na Noruega Link

Michel Temer – Visita a Moscou é Estratégica para o Brasil e a América Latina Link

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter