Rosoboronexport – Planeja criar “Cidades Seguras” na América Latina

A "Rosoboronexport", sendo parte integrante da Corporação Estatal RosTec, está preparando propostas aos países da América Latina para o desenvolvimento de programas integrados de garantia da segurança dos Estados, grandes centros administrativos, cidades, fronteiras nacionais e instalações importantes de infra-estrutura.

Um componente chave do conceito proposto aos parceiros latino-americanos é um Sistema Inteligente denominado "Cidade Segura" (Safe City). Trata-se de um Sistema integrado de monitoramento e Comando e Controle (C2) de forças e meios em tempo real que aumenta substancialmente a eficiência da ação das unidades operacionais em todas as etapas da sua atividade rotineira, desde a previsão e alerta de situações adversas até a localização e eliminação destas.

A "Rosoboronexport" igualmente propõe diferentes equipamentos especiais, armamento e meios técnicos para as forças de ordem pública e forças especiais, equipamentos de detecção e inspeção, entre outros, inclusive os necessários para a  realização de grandes eventos.

A Rússia possui grande experiência e dispõe de meios técnicos indispensáveis para a construção de "Cidade Segura". Um brilhante exemplo desta capacidade é a criação do sistema de garantia da segurança para as Olimpíadas de Inverno 2014, em Sóchi. Esta experiência pode ser aproveitada pelo Brasil no quadro de preparação para os Jogos Olímpicos de Verão 2016 no Rio de Janeiro.

A recente vista do Presidente da Rússia Vladimir Putin a uma série de países da Região, bem como as negociações no âmbito da cúpula do BRICS no Brasil demonstraram o interesse dos países em incrementar a Cooperação Técnico-Militar com a Rússia, especialmente nos domínios da cooperação técnico-científica e industrial.

Em particular, a Presidente do Brasil Dilma Rousseff, em entrevista coletiva após a reunião com Vladimir Putin, expressou sua esperança que “os nossos países vão consolidar as relações nos setores de energia, defesa, ciência e técnica, entre outros".

Os projetos de envergadura da "Cidade Segura" realizados em cooperação com as companhias nacionais, além de oferecer maior eficiência no combate às ameaças terroristas, criminalidade e imigração ilegal, permitirão dar um novo impulso ao atual desenvolvimento dinâmico da cooperação econômica e técnico-militar entre a Rússia e os países da América Latina.
 
A Rosoboronexport é a única organização estatal, na Federação da Rússia, especializada em exportação de toda a variedade de produtos, serviços e tecnologias de defesa e de duso dual; faz parte da corporação RosTec. A Rosoboronexport é um dos líderes no mercado de armas internacional.  

A companhia é responsável  por mais de 80% da exportação do material de defesa  russo. A Rosoboronexport coopera com mais de 700 empresas e organizações do complexo industrial de defesa da Rússia. Os países envolvidos na cooperação técnico-militar da Rússia ultrapassa a mais de 70.

A RosTec é a corporação russa fundada, em 2007, com o objetivo de contrubuir para elaboração, produção e exportação de produtos de altas tecnologias de destinação civil e militar. Fazem parte da corporação 663 organizações que formam atualmente 8 companhias holding no complexo industrial de defesa, e 5 companhias em setores industriais civis. As instalações da RosTec estão dispostas em mais de 60 unidades territoriais da Federação da Rússia, e fornecem produtos aos mercados de mais de 70 países do mundo.

Em  2013  as receitas da  Corporation alcançaram o RUB 1,04 trilhão de rublos (cerca de 28 Bilhões dólares), com lucro líquido de RUB 40 bilhões(1,2 Bilhão de dólares).

Nota DefesaNet

Atualmente o foco da Organização Rosoboronexport é a conclusão das negociações dos sistemas de Defesa Aérea Pantsir S-1 e o MANPADS IGLA.

Ver matérias – Brasil marca teste na Rússia para comprar sistema de artilharia antiaérea Link

 O Sistema Cidade Segura constou como uma das princiapais estrelas da apresentação russa durante a LAAD 2013.

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter