Lula e Putin – Conversa Telefônica em 14JAN2026

Nota DefesaNet

Em um fato inusitado somente o Kremlin publicou a nota sobre o contato telefônico entre os presidentes Lula e Vladimir Putin durante o dia de 14JAN2026.

Isto que segundo a nota do Kremlin o contato foi a pedido do Brasil.

A matéria da Agência Brasil está baseada na nota do Kremlin. Nem um comentário adicional.

O Planalto informou paras algumas agências noticiosas, que ainda nesta quarta publicaria uma nota. O que na hora desta publicação (16:30 Brasília DF), não tinha ocorrido

O Editor


Nota Kremlin.ru
Conversa telefônica com o presidente brasileiro Luiz Inácio Lula da Silva

Por iniciativa do lado brasileiro, ocorreu uma conversa telefônica entre Vladimir Putin e o presidente da República Federativa do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva.

14 de janeiro de 2026

Os líderes trocaram opiniões sobre questões internacionais da atualidade, com foco na situação da Venezuela. Enfatizaram as abordagens fundamentais compartilhadas pela Rússia e pelo Brasil no que diz respeito à garantia da soberania estatal e dos interesses nacionais da República Bolivariana. Concordaram em continuar coordenando esforços, inclusive no âmbito da ONU e por meio do BRICS, para reduzir a tensão na América Latina e em outras regiões.

No contexto da próxima reunião da Comissão de Alto Nível Russo-Brasileira, em fevereiro de 2026, foram discutidas em detalhe questões relativas ao desenvolvimento da cooperação bilateral em diversas áreas.


Nota Agência Brasil

Lula conversa com Putin sobre Venezuela pós ataques dos EUA

Presidentes discutiram situação de Caracas após sequestro de Maduro

                                         Lucas Pordeus León – Repórter da Agência Brasil
Publicado em 14 Janeiro 2026 – 13:56
Brasília DF

Os presidentes do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, e da Rússia, Vladimir Putin, conversaram nesta quarta-feira (14), por telefone, sobre a situação na Venezuela após o ataque dos Estados Unidos e do sequestro do presidente Nicolás Maduro.

Em nota, o Kremlin informou ainda que ambos os presidentes trocaram opiniões sobre questões internacionais da atualidade, “com foco na situação da Venezuela”.

“[Os presidentes] enfatizaram as abordagens fundamentais compartilhadas pela Rússia e pelo Brasil em relação à garantia da soberania estatal e dos interesses nacionais da República Bolivariana”, diz a nota da presidência russa.

O Itamaraty também confirmou a conversa entre os presidentes. Ainda segundo Moscou, Lula e Putin concordaram em buscar meios para reduzir a tensão na América Latina e em outras regiões.

“[Ambos] concordaram em continuar coordenando esforços, inclusive no âmbito da ONU e por meio do BRICS, para reduzir a tensão na América Latina e em outras regiões”, afirma o comunicado de Moscou.

A nota da presidência da Rússia conclui afirmando que também foram discutidas “em detalhes questões relativas ao desenvolvimento da cooperação bilateral em diversas áreas” no contexto das negociações para próxima reunião da Comissão de Alto Nível Rússia-Brasil, que deve ocorrer em fevereiro deste ano.

Críticas a ação dos EUA

Ambos os presidentes criticaram a invasão da Venezuela e o sequestro do presidente Nicolás Maduro por militares estadunidenses, alegando ser uma violação do direito internacional. Logo após o ocorrido, a Rússia condenou o “ato de agressão armada” contra a Venezuela. Já o presidente brasileiro afirmou que a ação ultrapassou a linha do aceitável.

“Esses atos representam uma afronta gravíssima à soberania da Venezuela e mais um precedente extremamente perigoso para toda a comunidade internacional. Atacar países, em flagrante violação do direito internacional, é o primeiro passo para um mundo de violência, caos e instabilidade, onde a lei do mais forte prevalece sobre o multilateralismo”, disse Lula à época.

Compartilhar:

Leia também
Últimas Notícias

Inscreva-se na nossa newsletter