FAB inaugura Controle de Aproximação em cooperação com o Paraguai

Tenente Cristiane E Tenente-Coronel Santana

Com o objetivo de aumentar a eficácia do controle de tráfego aéreo na região de fronteira comum às cidades de Foz do Iguaçu (PR), no Brasil, e Ciudad Del Este, no Paraguai, e, ainda, monitorar o tráfego de aeronaves envolvidas em atividades ilícitas transnacionais, a Força Aérea Brasileira (FAB) e a Dirección Nacional de Aeronáutica Civil (DINAC) inauguraram, nesta quinta-feira (24), o Controle de Aproximação – APP, do inglês Approach Control, Guarani.

Participaram do evento o Presidente do Paraguai, Mario Abdo Benitez, o Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Antonio Carlos Moretti Bermudez, o Diretor-Geral do Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA), Tenente-Brigadeiro do Ar Jeferson Domingues de Freitas, dentre outras autoridades, brasileiras e paraguaias.

Para o Comandante da Aeronáutica, o APP Guarani contribuirá para controle das operações aéreas na região de Foz do Iguaçu (PR). "O sistema utilizado foi desenvolvido com tecnologia brasileira e terá como finalidade modernizar e facilitar o trabalho dos controladores, de forma a aprimorar a segurança das atividades de controle de tráfego aéreo", afirmou.

O Tenente-Brigadeiro Domingues também ressaltou a importância da parceria. “É um momento histórico para os dois países, uma colaboração mútua, com trocas de informações radar e, o mais importante, com reflexo positivo para nossa indústria, que aumenta a sua área de atuação”, disse.

O Presidente da DINAC, Edgar Alberto Melgarejo Ginard, complementou. “Este é um grande passo para nós. Hoje alcançamos o funcionamento completo e todo o apoio aqui no Aeroporto Guarani”, discursou.

Histórico – A parceria entre os países vem desde o ano 2000, quando o Brasil e o Paraguai firmaram um acordo com o objetivo de aprimorar a coordenação de tráfego aéreo pelos órgãos de controle desses dois países. 

Em 2002, o Decreto n° 4.240 foi aprovado e promulgou o Acordo entre o Governo da República Federativa do Brasil e o Governo da República Federativa do Paraguai, a fim de prover mais recursos técnicos para o controle de tráfego aéreo na região de fronteira.

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter