Defesa assina memorando de cooperação e de intercâmbios entre Brasil e Japão

Isabela Nóbrega

Na manhã desta terça feira (15), o Ministro da Defesa, Fernando Azevedo, participou de videoconferência com o Ministro da Defesa do Japão, Nobuo Kishi. Apesar da distância geográfica, o encontro virtual foi marcado pela assinatura do memorando de cooperação e intercâmbios em matérias de Defesa entre o Brasil e o Japão.

Fernando Azevedo destacou as relações de Defesa entre os dois países e lembrou das vezes em que o Presidente Jair Bolsonaro e o Comandante do Exército, General Leal Pujol, visitaram a nação asiática.

“A celebração deste memorando vai estreitar ainda mais os nossos laços de amizade e união”, reforçou o Ministro. Por sua vez, Nobuo Kishi apontou os 125 anos das relações diplomáticas entre os dois países, comemorados este ano, e reafirmou que “o Japão e o Brasil compartilham valores fundamentais, tais como liberdade, democracia, direitos humanos básicos e Estado de direito, sendo que também estão unidos pelos nipodescendentes”.

Pelo Brasil, estiveram presentes na reunião o Embaixador do Japão no Brasil, Akira Yamada, o Assessor Especial do Ministro, Major-Brigadeiro do Ar Vincent Dang, o Subchefe de Assuntos Internacionais, General de Brigada Carlos Henrique Teche, o Diretor do Departamento de Defesa do Ministério das Relações Exteriores, Marcelo Paz Saraiva Câmara, o Adido de Defesa do Japão, Coronel Shigeki Kanai e o Assessor Takayuki Suzuki.

No Japão, também participaram do encontro o Embaixador do Brasil em Tóquio, Eduardo Paes Saboia e o Diretor Geral de Assuntos Internacionais, Yasushi Noguchi.

Foto: Alexandre Manfrim

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter