Defesa sedia I Reunião Bilateral entre Estados-Maiores Conjuntos de Defesa do Brasil e da Itália

A fim de debaterem sobre assuntos relacionados ao “Plano de Cooperação Bilateral entre as Forças Armadas do Brasil e da Itália para o ano de 2022”, o Subchefe de Assuntos Internacionais do Ministério da Defesa (MD), General de Brigada Himario Brandão Trinas, reuniu-se com o Subchefe do III Departamento do Estado-Maior da Defesa da Itália – Setor de Relações Internacionais, General de Brigada Aérea David Morpurgo e comitiva.

A I Reunião Bilateral entre Estados-Maiores Conjuntos de Defesa Brasil-Itália ocorreu nos dias 26 e 27 de outubro, na sede da Pasta. O General de Brigada Himario ressaltou a importância do encontro com a Itália. “Essa reunião ajudou na discussão de temas estratégicos na área de Defesa, que representa interesses comuns de cooperação entre ambas as Forças Armadas, proporcionando a manutenção de sólidos laços de amizade, parceria e troca de experiências em diversas áreas militares. Sendo assim, intensificando, ainda mais, as relações entre Brasil e Itália”, enfatizou. 

Na oportunidade, foram firmados entendimentos, no âmbito da cooperação militar, nas áreas de ensino militar, logística, pessoal (fuzileiros navais), defesa cibernética, inteligência, gerenciamento de ciclo de vida de sistemas, meios aéreos (veículos aéreos não tripulados), treinamento avançado de voo, intercâmbios, entre outros.

Segundo o General de Brigada Aérea David Morpurgo, o encontro foi promissor. “Tenho certeza de que esse encontro será auspicioso para ambas as nações. Nós vivemos em tempos com desafios globais cada vez maiores e que ameaçam todo o mundo. Este encontro será promissor e ajudará a coordenar as Forças Armadas nos nossos países, com o objetivo de protegê-los contra ameaças de crimes cibernéticos, tráfico de drogas, desmatamento, entre outras”, pontuou.

Por Carolina Militão, com informações da Seção de Cooperação Internacional
Fotos: Alexandre Manfrim

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter