COBERTURA ESPECIAL - Brasil - Itália - Aviação

28 de Dezembro, 2020 - 20:54 ( Brasília )

Leonardo entrega os dois primeiros jatos de treinamento M-345 à Força Aérea Italiana

A Força Aérea Italiana solicitou 45 aeronaves M-345, modelo que substituirá o 137 MB-339, em serviço desde 1982


“A entrega destas duas aeronaves é um marco significativo e um sucesso para o país”, Alessandro Profumo, CEO da Leonardo

Além de ser a futura aeronave do Frecce Tricolori, time acrobático da Força Aérea Italiana, o M-345 é também uma eficiente plataforma militar para treinamento de pilotos, com desempenho e eficiência semelhantes a aeronaves de treinamento a jato ao custo de um turboélice

Roma, 23 de dezembro de 2020- A Leonardo entregou ontem os dois primeiros jatos de treinamento M-345 à Força Aérea Italiana que, até agora, encomendou 18 unidades de um total de 45 aeronaves solicitadas. O novo modelo, designado T-345A pela Força Aérea Italiana, substituirá gradualmente o 137 MB-339, em serviço desde 1982. 

Marco Zoff, Diretor Executivo de Aeronaves da Leonardo disse: “ Com base em nossa experiência com jatos de treinamento, o M-345 permitirá que nossos clientes alcancem uma melhoria significativa na eficácia do treinamento, enquanto reduzem custos operacionais. A primeira entrega à Força Aérea Italiana é um marco importante, resultado de um longo e produtivo trabalho em equipe em parceria com o operador”

O novo M-345, que foi projetado para atender aos requisitos de treinamento básico e básico avançado, irá complementar o uso do M-346, utilizado para a realização de treinamento avançado de pilotos. O sistema de treinamento integrado da Leonardo desenvolvido ao redor da plataforma do M-345 demonstra a liderança tecnológica da empresa no treinamento de pilotos para voar em aeronaves de gerações atuais e futuras.

O sistema conta com a experiência adquirida e as tecnologias desenvolvidas para o M-346, incluindo a capacidade “ Construtiva Virtual Ao Vivo”, que permite que aeronaves que estão voando em missões de treinamento ao vivo incorporem elementos simulados de "amigo" ou "inimigo" nos cenários, permitindo que o piloto seja exposto à toda gama de possíveis situações operacionais.

O M-345 é uma aeronave de alto desempenho, desenvolvida para dar suporte à transição de pilotos de treinadores básicos para caças de última geração. A aquisição realizada pela Força Aérea Italiana é um passo importante para a modernização da frota, com o M-345 substituindo o MB-339A na segunda e terceira fases de treinamento de piloto militar da Força Aérea. Além disso, M-345 também foi selecionado como a nova aeronave do time acrobático da Força Aérea Italiana, o “Frecce Tricolori”. 

Nota aos editores: 

O novo M-345 HET (High Efficiency Trainer) reduz o tempo de treinamento de pilotos requisitado pelas forças aéreas, assim como oferece aos pilotos em treinamento a chance de voar em uma aeronave que apresenta características de desempenho mais elevadas do que outras de treinamento básico / avançado, atualmente em serviço em todo o mundo. O desempenho do M-345 permite a execução dos tipos de missão mais exigentes encontrados em um programa de treinamento, oferecendo treinamento de alta qualidade a um custo significativamente menor

A arquitetura de cabine do M-345 é a mesma dos caças de primeira linha. A aeronave também é capaz de desempenhar funções operacionais, graças a um envelope de voo estendido, com capacidade de manobras em alta velocidade mesmo em grandes altitudes, sistemas aviônicos modernos, alta capacidade de carga e desempenho.

O M-345 foi projetado para possuir um longo ciclo de vida e uma abordagem de dois níveis para manutenção, eliminando a necessidade de realização de caras revisões gerais. O Health and Monitoring Usage System (HUMS) da aeronave também contribui para um menor custo de propriedade.

Um sofisticado simulador de treinamento a bordo também oferece uma série de benefícios. Como por exemplo o fato de que os pilotos do M-345 são capazes de planejar manobras antes do treinamento ao vivo, permitindo maior eficiência durante o voo. Os pilotos em treinamento também podem voar em formação com outros pilotos no ar e os que estão treinando em solo em simuladores, por meio de um link de dados em tempo real. Já a Estação de Planejamento e Interrogatório de Missão (Mission Planning and Debriefing Station) da aeronave permite que os pilotos em treinamento analisem as missões que acabaram de voar.

O motor do M-345 é um turbofan Williams FJ44-4M-34 otimizado para uso militar e acrobático. A cabine é baseada em controles HOTAS (Hands On Throttle-And-Stick) e possui um painel de vidro com tela de toque MFD (Multi-function Display) de três cores. O heads-up display da aeronave é espelhado em uma quarta tela no banco traseiro.


VEJA MAIS



Outras coberturas especiais


Modernização FAB

Modernização FAB

Última atualização 27 SET, 19:00

MAIS LIDAS

Brasil - Itália