Centauro II – Exército Brasileiro Recebe as duas Primeiras Unidades

Chefe do Estado Maior do Exército, General Valério Stumpf Trindade, ladeado pelo Generale di Corpo d’Armata Gaetano Zauner, Sottocapo di Stato Maggiore dell’Esercito e Generale di Divisione Rodolfo Sganga, Capo del III Reparto

Nelson Düring
Editor-Chefe DefesaNet

No dia 30 de janeiro 2023  Consórcio Iveco- Oto Melara (CIO) realizou a entrega dos dois protótipos do Veículo Blindado de Cavalaria Centauro II ao Exército Brasileiro, na sede das instalações da Leonardo, em La Spezia / Itália. Os veículos foram recebidos pelo Chefe do Estado-Maior do Exército, General de Exército Valério Stumpf Trindade.

O evento foi um marco histórico já que foi a primeira vez que o Exército Brasileiro adquiriu um veículo novo da mais alta tecnologia atualizado com o estado da arte internacional. Ao ser incorporado às unidades de Cavalaria Mecanizada, o Centauro II vai colocar as Forças Blindadas do EB no nível dos exércitos mais fortes da atualidade.

O Centauro II representará o maior instrumento de dissuasão da Força Terrestre brasileira, trazendo uma moderna torre Hitfact 2 com poderoso canhão de 120mm, alma lisa, 45 calibres.

Os dois primeiros protótipos serão avaliados na Itália por uma equipe do CAEx (Centro de Avaliações do Exército) e depois vão realizar testes operacionais no Brasil, em Santa Maria/RS.  O contrato prevê a aquisição mínima de 98 veículos e pode alcançar 221 unidades.

A montagem final e integração dos veículos será feita no Brasil.  Da parte do offset, está prevista a produção da munição 120mm na IMBEL e o desenvolvimento de um simulador pela AEL Sistemas.  O Brasil deverá ser a base de exportação para América Latina, sendo que Colômbia, Peru e Argentina já demonstram interesse no veículo.

Opinião de DefesaNet

Em virtude do salto tecnológico e operacional que a Viatura Blindada Combate Cavalaria – Média sobre Rodas (VBC Cav MS) Centauro II vai trazer ao Exército Brasileiro e considerando o cenário atual do mundo, com uma importante guerra com envolvimento continental e impacto global em andamento, já existem dentro e fora do Exército discussões e avaliações sobre necessidade de priorizar a aquisição do Centauro II frente a outros projetos tais quais a modernização das VBR Cascavel e do VBC CC Leopard 1A5 (Viatura Blindada de Combate Carro de Combate)

O Centauro II traz uma capacidade militar que o Exército nunca teve e que somente veículos novos e modernos poderão trazer. Essas capacidades não podem ser conseguidas por atualizações de veículos com mais de 50 anos de uso. 

Hoje, comprar veículos novos e modernos que vão operar por décadas custa apenas 2 vezes mais que uma modernização que trará capacidade limitadas, seja pela tecnologia e os desafios técnicos, e principalmente logísticos, com a ausência de peças sobressalentes no mercado.

Priorizar o Centauro II, substituir o Cascavel por uma viatura tática leve e iniciar a aquisição de um novo carro de combate equipado com a mesma torre do Centauro II é uma escolha estratégica, que vai colocar o Exército Brasileiro na vanguarda mundial em termos de tecnologia e capacidades militares.



Matérias Relacionadas

Editorial Centauro II 120mm a Realidade do Futuro Hoje

O Centauro II e o futuro da Cavalaria do Exército Brasileiro

VBC Cav – STJ autoriza a compra do Centauro II

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter