COBERTURA ESPECIAL - Brasil - Arábia - Geopolítica

13 de Agosto, 2020 - 18:00 ( Brasília )

Missão Líbano - KC-390 Millennium e VC-2 da FAB pousam em Beirute

Militares e delegação de representação do Governo brasileiro em Missão Especial a Beirute decolaram da Base Aérea de São Paulo na quarta (12) levando medicamentos, alimentos e equipamentos de saúde

<!--[endif]-->

As duas aeronaves da Força Aérea Brasileira (FAB) que levaram ajuda à população libanesa, vítima da explosão que devastou a zona portuária de Beirute, por meio da Missão Multidisciplinar Brasileira de Assistência Humanitária à República Libanesa, pousaram por volta das 15h40 (9h40 no horário de Brasília) desta quinta-feira (13AGO2020), em Beirute, capital do Líbano.

O KC-390 Millennium transportou medicamentos, alimentos e equipamentos de saúde, enquanto o VC-2 transportou a delegação chefiada pelo ex-presidente Michel Temer com médicos voluntários, autoridades e representantes da comunidade libanesa no Brasil.

Foram aproximadamente 13 horas de voo para cada aeronave. Ambas decolaram de Guarulhos/SP realizando parada técnica em Fortaleza, Ilha do Sal e Valência antes de chegar ao destino.

Para o acionamento das aeronaves, houve participação do Gabinete do Comandante da Aeronáutica (GABAER), responsável, também, por coordenar e controlar as missões aéreas em apoio às autoridades; do Comando de Operações Aeroespaciais (COMAE), responsável pelo emprego dos meios da Força Aérea Brasileira; e do Comando de Preparo (COMPREP), encarregado pela  formulação da Doutrina Aeroespacial, em consonância com as experiências adquiridas e os sistemas de armas incorporados à FAB.

Esforço aéreo

O KC-390 Millenium, que realiza pela primeira vez missão internacional tripulado apenas por militares da FAB, pertence ao Primeiro Grupo de Transporte de Tropa (1º GTT) – Esquadrão Zeus, sediado em Anápolis (GO). O piloto da aeronave, Capitão Aviador Phelipe Machado de Souza, explica sobre a versatilidade da aeronave. “O KC-390 já foi projetado para este tipo de missão, por ter grande capacidade de carga, alcance e autonomia”, salienta.

Para o loadmaster do KC-390 Millennium, Sargento Fulvio Anderson Pimentel, atuar nesta missão é motivo de orgulho. “É uma honra participar do primeiro emprego internacional do nosso mais novo vetor, com tripulação exclusivamente composta por militares da FAB, levando itens essenciais para a população libanesa, demonstrando a pronta-resposta da Força”, disse o Sargento que é o responsável pelos procedimentos de embarque e desembarque de cargas e passageiros, cálculos de peso, balanceamento da aeronave e gerenciamento do compartimento de carga.

Já o VC-2 pertence ao Grupo de Transporte Especial (GTE), com sede em Brasília (DF). O Comandante, Major Aviador Marcel Nóbrega dos Santos, destaca que esta missão mostra as características marcantes da Força Aérea. "A partir da decisão, em pouquíssimo tempo, o Brasil leva o apoio necessário a outro país muito afastado geograficamente. Para a condução segura, otimizada e rápida são empregados dois vetores de transporte concebidos para fins diversos, mas que são combinados a partir da interação dedicada e profissional de um efetivo liderado em prol de uma única missão", disse o Oficial, acrescentando que tem orgulho de pertencer à Força Aérea Brasileira.

O retorno da tripulação do KC-390 Millennium e da delegação a bordo do VC-2 deve ocorrer entre esta sexta-feira (14) e o sábado (15).



Outras coberturas especiais


Modernização FAB

Modernização FAB

Última atualização 19 SET, 13:00

MAIS LIDAS

Brasil - Arábia