MD recebe ministro dos Negócios Estrangeiros dos Emirados Árabes

Major Sylvia Martins

O ministro da Defesa, Raul Jungmann, recebeu nesta quinta-feira (16), o ministro dos Negócios Estrangeiros dos Emirados Árabes, Xeique Abdullah Bin Zayed Al Nahyan. O encontro teve o objetivo de fortalecer relações bilaterais e de cooperação entre os dois países. O ministro Xeique Abdullah disse que seu país tem interesse em abrir um escritório no Brasil para tratar dos assuntos de defesa.

O ministro Raul Jungmann falou da possibilidade de uma parceria estratégica entre os dois países e citou áreas onde já existem cooperação mútua e outras onde poderão ser iniciadas outras ações. “Temos interesse em contar com militares dos Emirados Árabes em escolas de formação militar no Brasil e também em adquirir a expertise das Forças Armadas dos Emirados”, disse o ministro.

Atualmente, há projetos da área aeronáutica em andamento entre o Brasil e os Emirados Árabes. Porém, o ministro Jungmann pretende construir uma agenda comum nas áreas de tecnologia e segurança, estabelecendo diálogos entre as bases da indústria de defesa e de serviços, na acasião da visita aos Emirados Árabes, para a qual o ministro foi convidado.

Jungmann aproveitou a oportunidade para convidar o ministro de Negócios Xeique Abdullah a participar da LAAD Defence & Security, feira de segurança e defesa da América Latina, que ocorrerá entre 4 e 7 de abril, no Rio de Janeiro; além de sugerir também que o Ministério da Defesa emirático faça uma visita ao Brasil em maio.

Entre os integrantes da delegação oficial, estavam a embaixadora dos Emirados Árabes Unidos do Brasil, Hafsa Abdulla Mohamed Sharif Al Ulama; o chefe de gabinete, Mohamed Mahmoud Al Khaja; o diretor adjunto do Departamento das Américas, Juma Rashed Al Romaithi;  e a assessora do Ministério dos Negócios Estrangeiros e da Cooperação Internacional, Fátima Abdulla Ali Al Memari.

Estiveram pelo Ministério das Relações Exteriores, a chefe do Departamento do Oriente Médio do Itamaraty, Ligia Maria Scherer, e o diretor do Departamento de Assuntos de Defesa e Segurança, embaixador Nelson Antonio Tabajara de Oliveira.

Participaram ainda da reunião, pelo Ministério da Defesa, o secretário de Produtos de Defesa, Flávio Basilio; o vice-chefe de Assuntos Estratégicos, general Fernando Rodrigues Goulart; o diretor do Departamento de Catalogação, almirante Antonio Carlos Soares Guerreiro; e o subchefe de Assuntos Internacionais, brigadeiro Jair Gomes da Costa Santos.

 

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter