BR-AR – Operação ARANDU 2020 – Salto Paraquedistas

Santa Maria (RS) – Este domingo (15) foi marcado pelas operações aeroterrestres em Santa Maria.

Um efetivo 148 militares saltaram de paraquedas de uma aeronave C105 Amazonas, da Força Aérea Brasileira, na zona de lançamento do Campo de Instrução de Santa Maria.

Essa atividade faz parte do desenvolvimento da Operação ARANDU 2020, que envolve tropas dos Exércitos Brasileiro e Argentino, prevista para o cronograma de operações do ano em curso.

Na ocasião, realizaram o salto da aeronave o General de Brigada Gustavo Henrique Dutra de Menezes, comandante do Comando de Operações Especiais, militar mais antigo presente ao evento, além de 6 militares argentinos, integrantes das forças de operações especias daquele país.

Durante a parte da tarde os saltos continuaram, marcando inclusive a cerimônia de entrega do brevê de paraquedista militar, a militares da Nação Amiga Argentina.

Os saltos continuam durante a noite de hoje, porém na zona de lançamento do Campo de Instrução Barão de São Borja, localizado em Rosário do Sul – RS.

As operações aeroterrestres têm por objetivos, possibilitar a tropa a ultrapassar rapidamente a frente de batalha, podendo ser posicionada em áreas não acessíveis por terra, atravessar obstáculos como rios e até oceanos, além de ampliar a capacidade de profundidade, velocidade e surpresa, principalmente operando na retaguarda inimiga, onde as condições de defesa são mais difíceis.

 

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter