Brasil e Argentina realizam a V Reunião do Mecanismo de Diálogo Político-Estratégico

O Ministério da Defesa realizou, na última quarta-feira (8), a V Reunião do Mecanismo de Diálogo Político-Estratégico a nível Vice-ministerial (MDPEVM) Argentina-Brasil, que teve como objetivo proporcionar um foro de debates para o intercâmbio de experiências no nível político-estratégico de defesa.

O encontro foi coordenado pela Subchefia de Política e Estratégia da Chefia de Assuntos Estratégicos (CAE), do Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas (EMCFA), e presidido pelo o chefe, almirante Ademir Sobrinho.

Participaram da comitiva brasileira o chefe interino da CAE, general Paulo Sérgio Nogueira de Oliveira e o subchefe de Política e Estratégia, almirante Carlos Eduardo Horta Arentz.

Por parte da delegação argentina, chefiada pelo secretário de Estratégia e Assuntos Militares do Ministério da Defesa da Argentina, Ángel Pablo Tello, compareceram o secretario de Ciência, Tecnologia e Produção para a Defesa, Héctor Antonio Lostri e o diretor geral de Política Internacional de Defesa, Carlos Alberto Ramírez; além de autoridades militares e adidos de defesa.

A V Reunião promoveu a continuidade no tratamento de diversos temas debatidos entre Brasil e Argentina, com resultados cada vez mais positivos. O nível de intercâmbio entre os dois países tem sido ampliado, permitindo grandes aprimoramentos no âmbito da defesa.

Entre os temas debatidos, destacam-se Operações de Manutenção da Paz, Processos e experiências de segurança nos espaços soberanos no Brasil (SISGAAz e SISFRON) e Perspectiva das Forças Armadas Argentinas no cenário atual.

Os Mecanismos de Diálogo Político-Estratégico a Nível de Vice ministros são encontros bilaterais anuais, autorizados pelos respectivos ministros da Defesa ou equivalentes, onde os países participantes reforçam a importância das discussões na busca do fortalecimento das relações entre eles.

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter