COBERTURA ESPECIAL - Brasil-Ucrania - Defesa

25 de Setembro, 2020 - 10:00 ( Brasília )

BR-UC - Ucrânia - Brasil: foi lançado diálogo sobre cooperação na indústria de defesa




Em 24 de setembro de 2020, foi realizada uma videoconferência internacional sobre as principais áreas da cooperação entre a Ucrânia e o Brasil no campo da indústria de defesa.

Em nome da Ucrânia, o diálogo contou com a presença das seguintes autoridades:

 

- Rostyslav Tronenko,  Embaixador da Ucrânia no Brasil;
- Volodymyr Savchenko, Adido de Defesa da Ucrânia no Brasil;
- Valery Ivashchenko, Primeiro Ministro Adjunto para Indústrias Estratégicas da Ucrânia,
- Mykhailo Morozov, Diretor Geral Adjunto de Marketing e Vendas da Ukroboronprom, e,
- Volodymyr Mikheyev, Vice-presidente
da Agência Espacial Estatal da Ucrânia.

 
Também participaram  representantes do Ministério das Relações Exteriores da Ucrânia, representantes da Empresa Estatal SPZ "SpetsTechnoExport" e outras empresas do complexo industrial de defesa da Ucrânia.

O Brasil foi representado por Marcos Rosas Degaut Pontes
, Secretário da Secretaria de Produtos de Defesa do Ministro da Defesa do Brasil (SEPROD), e o General-de-Divisão  Luis Antonio Duizit Brito, Diretor do Departamento de Promoção Comercial da SEPROD, e representantes do Ministério das Relações Exteriores do Brasil.

Também participaram o embaixador do Brasil, em Kiev, Oswaldo Biatto, assim como o Diretor-Presidente da IMBEL, Gen Div Matiolli.

Durante a conferência, foi discutido o estado atual da cooperação entre as indústrias de defesa e as formas de intensificá-la. Cada lado apresentou sua visão de tópicos potenciais para um diálogo posterior.

O diretor da "SpetsTechnoExport",  além das propostas para o fornecimento de armas modernas e equipamento militar, falou sobre as perspectivas de cooperação no domínio do desenvolvimento conjunto e expressou propostas do lado ucraniano sobre possíveis áreas dessa cooperação.

As partes concordaram em preparar a assinatura de um Memorando de Entendimento sobre o desenvolvimento da produção e uso comercial da produção de defesa e um Memorando de Entendimento sobre cooperação científica e técnica no setor de defesa.

A assinatura está prevista como parte da próxima etapa do diálogo, que ocorrerá durante a visita da delegação brasileira à Ucrânia, em outubro deste ano. Representantes do Brasil visitarão as instalações de produção e campos de testes da Ucrânia.

O diálogo iniciado é um evento importante para o desenvolvimento da cooperação entre as indústrias de defesa dos dois países e atualmente é uma prioridade para o desenvolvimento das relações entre a Ucrânia e o Brasil.


VEJA MAIS



Outras coberturas especiais


Crise

Crise

Última atualização 21 OUT, 11:15

MAIS LIDAS

Brasil-Ucrania