Cerimônia comemora 100 anos do emprego de blindados no Exército Brasileiro

Cerimônia comemora 100 anos do emprego de blindados no Exército Brasileiro

 
Santa Maria (RS) – Na tarde do dia 26 de maio, a 3ª Divisão de Exército (3ª DE) realizou a solenidade comemorativa aos 100 anos do emprego de blindados no Exército Brasileiro, reverenciando o idealizador das tropas blindadas no Brasil, o Marechal José Pessôa Cavalcanti de Albuquerque. As comemorações estão sendo coordenadas pelo Comando Militar do Sul e realizadas na guarnição de Santa Maria, que concentra a maior parte dos meios blindados da Força Terrestre.

Durante a leitura do texto alusivo, foram destacados o pioneirismo e a contribuição do Marechal José Pessôa para inserir na Força Terrestre o emprego do blindado como instrumento de batalha. Em suas palavras, o Comandante da 3ª DE, General-de-Divisão Hertz Pires do Nascimento, destacou os valores profissionais do então Capitão José Pessôa, que conduziu os trabalhos à frente da Companhia de Carros de Assalto em 1921.

Como forma de homenagear o Marechal José Pessôa, o Sargento Ozório construiu uma silhueta do carro de combate Renault FT-17 (primeiro blindado adotado pelo Exército Brasileiro), feita em aço vazado, e o escultor Munaretto esculpiu o busto do Marechal José Pessôa, sendo as duas obras de arte inauguradas durante o evento.

Por ocasião da inauguração das obras de arte, o General Hertz convidou o oficial e o praça mais antigos da Arma de Cavalaria servindo no comando da 3ª DE para procederem ao descerramento da placa comemorativa.

O comandante da 3ª DE ressaltou ainda a importante evolução pela qual os blindados vêm passando, além da atualização dos meios, das inovações tecnológicas e dos núcleos de aprimoramentos doutrinário e técnico existentes em Santa Maria, referindo-se ao Centro de Instrução de Blindados e ao Centro de Adestramento-Sul.

Na formatura ocorrida no quartel-general da Divisão, também estiveram presentes o Comandante da 6ª Brigada de Infantaria Blindada, General de Brigada Luiz Alberto Cureau Júnior, e o Subcomandante do Centro de Instrução de Blindados, Tenente-Coronel Alisson Rodrigues de Oliveira.
 

Gen Div Herz (3ªDE), Gen Bda Luiz Alberto Cureau Jr ( 6ª Bda Inf Bld), e o TC Alisson Rodrigues de Oliveira. (Centro de Instrução de Blindados)

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter