COBERTURA ESPECIAL - BID BRASIL - Defesa

08 de Dezembro, 2021 - 10:00 ( Brasília )

Defesa e Forças Armadas expõe na 6ª Mostra BID Brasil


Carolina Militão

Começou hoje (7) a 6ª Mostra BID Brasil, que ocorrerá até 9 de dezembro, no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, em Brasília (DF). O evento é realizado pela Associação Brasileira das Indústrias de Materiais de Defesa e Segurança. O Ministério da Defesa (MD) e as Forças Singulares estão entre os expositores, agregando valor à iniciativa e contribuindo no propósito de projetar o Brasil no cenário internacional.

O estande do MD conta com ampla informação para fomento da Base Industrial de Defesa nacional aos visitantes. Durante o evento, a Secretaria de Produtos de Defesa da pasta destaca a importância da defesa da soberania do país, além de promover a tecnologia dos produtos, nacionalmente e internacionalmente.



A Marinha do Brasil apresenta uma exposição de primeiro mundo, com realidade virtual e bastante tecnologia. Os simuladores de paraquedas e de passadiço - sala de comando da embarcação - possibilitam experiências fidedignas iguais a dos militares em missões reais.

No caso do simulador de paraquedas, o cidadão colocará o colete e o óculos de realidade virtual para ter a sensação de um salto de treinamento. Já com o simulador de passadiço, o visitante tem a oportunidade de manobrar a embarcação e vivenciar tempestades, ventanias, alterações no clima, em geral. Com nomes de origem indígena, Tupi Guarani, o Exército Brasileiro expõe o Drone Mauru e o Blindado Guarani, para mostrar aos visitantes a dimensão da tecnologia nacional e promover a indústria de defesa. Segundo o Major Arthur, os projetos contribuem com a segurança do Brasil, bem como para a geração de empregos.



Com um protótipo em tamanho real do Gripen F-39, a Força Aérea Brasileira proporciona aos visitantes a emoção de entrar em uma aeronave de caça e aprender suas funcionalidades. Em paralelo, existe outro estande com simulador de comando, protótipos que auxiliam no envio de satélites ao espaço com precisão, entre outros.

Amanhã (8), o Ministro da Defesa, Walter Souza Braga Netto, fará a abertura do painel “Base Industrial de Defesa – Proteção, desenvolvimento e geração de empregos”, às 10h. Na oportunidade, o titular da pasta apresentará os resultados mais recentes do setor.

Marinha participa da 6ª Mostra BID, em Brasília (DF)¹



A Marinha está participando da 6ª Mostra da Base Industrial de Defesa (Mostra BID), de 7 a 9 de dezembro, no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, em Brasília (DF).

A Mostra tem como objetivo reunir empresas de defesa e segurança, para apresentarem suas inovações tecnológicas, e conta com 38 apoiadores institucionais, como o Governo Federal, as Forças Armadas brasileiras e as Forças de Segurança estaduais.

O evento é organizado pela Associação Brasileira das Indústrias de Defesa e Segurança e dispõe de cerca de 80 expositores que divulgam tecnologias, produtos e sistemas para potenciais parceiros e clientes, brasileiros e estrangeiros.

No estande da Marinha, os visitantes podem conhecer modens de comunicação submarina, um protótipo do Veículo Submarino Autônomo, simulador de paraquedas e simulador de passadiço, além de informações sobre a Força.



Para o Comandante da Marinha, Almirante de Esquadra Almir Garnier Santos, a BID traz uma oportunidade para os centros tecnológicos e as instituições científicas, tecnológicas e de inovação das Forças Armadas interagirem com a indústria de defesa e criarem novidades e parcerias que encurtem caminhos e possam trazer resultados mais rápidos. “Desejo que todos os expositores e os colaboradores da Marinha tenham muito sucesso nessa Mostra e desenvolvam ótimas soluções para a nossa Força, sempre necessárias, porque tecnologia é a guerra do futuro”, registrou.

A cerimônia de abertura contou também com representantes do Congresso Nacional, do Ministério da Defesa e das três Forças, além de outras autoridades civis e militares.


¹com Centro de Comunicação Social da Marinha  - Fotos: Gladston Lucas e MB

VEJA MAIS



Outras coberturas especiais


US RU OTAN

US RU OTAN

Última atualização 28 JAN, 16:50

MAIS LIDAS

BID BRASIL