COBERTURA ESPECIAL - Base Industrial Defesa - Defesa

19 de Maio, 2022 - 10:00 ( Brasília )

Ministério da Defesa apresenta projetos estratégicos na 2ª SC Expo Defense


Isabela Nóbrega e Viviane Oliveira


Representantes do Ministério da Defesa participam, nos dias 19 e 20 de maio, da 2ª edição da SC Expo Defense - Feira de Tecnologias e de Produtos de Defesa, na Base Aérea de Florianópolis, em Santa Catarina.

O evento reforça a importância do desenvolvimento do setor de Defesa, que, além dos quesitos tecnológicos e produtivos das Forças Armadas, assegura a soberania do País.



No estande do Ministério da Defesa, os participantes poderão conhecer mais sobre as ações da Pasta em prol da indústria nacional de defesa brasileira, por intermédio da Secretaria de Produtos de Defesa (SEPROD).

Na ocasião, Marinha, Exército e Aeronáutica apresentarão seus projetos estratégicos, com destaque para o papel da Base Industrial de Defesa (BID).

A Força Naval irá expor embarcações e aeronaves, bem como protótipos da Fragata Classe Tamandaré, um dos projetos navais mais modernos e com elevado poder de combate.

Apresentará, também, maquete do primeiro Submarino com Propulsão Nuclear Brasileiro (SN-BR), “Álvaro Alberto”. O SN-BR integra o Programa de Desenvolvimento de Submarinos (PROSUB), que dotará a indústria brasileira de defesa com tecnologia nuclear de ponta.

O PROSUB abrange, ainda, outros quatro submarinos convencionais brasileiros. Os visitantes conhecerão as viaturas blindadas Guarani e os novos armamentos do sistema ASTROS 2020, projetos da Força Terrestre.

O Guarani é equipado com sistemas de armas, de comando e controle, e de comunicações, permitindo a atuação em amplo espectro nos conflitos.

Cerca de 90% dos componentes utilizados em sua fabricação são de origem nacional. Já o ASTROS 2020 é um projeto para fabricação de lançadores múltiplos de foguetes de longo alcance e elevada precisão.

A apresentação da Força Aérea Brasileira (FAB) inclui o KC-390 Millennium, a maior aeronave militar já produzida no Brasil, com capacidade para transportar tropas e carga, reabastecer outras aeronaves em voo, realizar evacuação aeromédica, lançar paraquedistas e combater incêndios. Além disso, os visitantes poderão visitar uma réplica em tamanho real do novo caça multimissão F-39 Gripen, usado em ações de defesa aérea, ataque e reconhecimento.

Os interessados terão, ainda, a oportunidade de tirar dúvidas sobre o Sistema de Cadastramento de Produtos e Empresas de Defesa (SISCAPED), que é o sistema de gestão do processo de credenciamento de Empresas de Defesa (ED) e de Empresas Estratégicas de Defesa (EED) e, também, da classificação de Produtos de Defesa (PRODE) e de Produtos Estratégicos de Defesa (PED).

A 2ª SC Expo Defense é coordenada pelo Comitê da Indústria de Defesa (COMDEFESA), em parceria com a Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (FIESC) e com o Estado-Maior da Aeronáutica (EMAER). A programação da feira inclui rodadas de negócios e simpósios, para discutir desafios do segmento e oportunidades de negócios em nível nacional e internacional. O evento reúne profissionais do segmento, autoridades civis e militares, representantes governamentais e academia.

Fotos: Divulgação


VEJA MAIS



Outras coberturas especiais


US RU OTAN

US RU OTAN

Última atualização 06 JUL, 11:50

MAIS LIDAS

Base Industrial Defesa