Ações da SEPROD/ MD beneficiam setor de Defesa

Na manhã desta quarta-feira, 24, dando início ao evento que marca o centenário de blindados no Brasil, Brazil Armoured Vehicles Summit (BRAVS), da Conferência de Sistemas e Tecnologia Militar (CSTM), o General de Divisão R/1 Luís Antônio Duizit Brito, Assessor Especial da Secretaria Produtos de Defesa (SEPROD) do Ministério da Defesa (MD), fez um balanço das ações desenvolvidas pela secretaria.

O General destacou que foram celebrados diversos convênios nacionais e internacionais para auxiliar as empresas da Base da Indústria de Defesa e Segurança (BIDs) na venda de seus produtos. Por exemplo, com o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) foi firmado acordo para financiamento de exportações.

O acordo é resultado de um Protocolo de Intenções firmado em 2019 entre o Banco e o Ministério da Defesa. Duizit Brito também comentou que foi criada também a Fintech Defesa Mezzo, a primeira no segmento, com perfil tecnológico e criada, especificamente, para atender às demandas de financiamentos e investimentos dos setores de Defesa e Segurança.

O projeto foi concluído em abril, após ser viabilizado por meio da assinatura de acordo de cooperação técnica entre o Ministério da Defesa e a Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp). O acordo prevê a elaboração de soluções estratégicas de financiamentos e investimentos na Base Científica, Tecnológica e Industrial de Defesa (BCTID).

O General reforçou as estratégias da SEPROD para o incentivo dos produtos da Base Industrial de Defesa. “A BIDs está inserida em um mercado cada vez mais exigente e globalizado, demandando um sistema normativo integrado e preparado para fazer frente à competitividade nacional e internacional”.

Além disso, dentre as implementações feitas em 2021, o assessor da SEPROD destacou o sistema de gestão do Conhecimento em Ciência Tecnologia e Inovação; coordenação da cooperação entre Ministério da Defesa e a ABNT, com normas técnicas voltadas para produtos de defesa, tais como uniformes, armamentos leves, munições e produtos não letais.

A Conferência de Sistemas e Tecnologia Militar (CSTM), realizada pela Prospetare Eventos, ocorrerá até o dia 26 de novembro, no Estádio Nacional de Brasília.

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter