Deputado Eduardo Bolsonaro encerra primeiro dia de palestras do CSTM

O Deputado Eduardo Bolsonaro (PSL/SP), participou, na quarta-feira, 24, de palestra sobre tecnologias de inovação para o Brasil, dentro da programação da Conferência de Sistemas e Tecnologia Militar (CSTM).

A apresentação do parlamentar estava prevista para o final do evento, no dia 26. Contudo, foi antecipada por mudanças em sua agenda. Em sua abordagem, o deputado, que já foi presidente da Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional (CREDN) da Câmara dos Deputados, fez explanação do Acordo de Salvaguardas Tecnológicas, celebrado entre Brasil e Estados Unidos, em 2019 sobre lançamentos de foguetes, espaçonaves e satélites a partir do Centro de Lançamento, localizado em Alcântara, no Maranhão.

O deputado fez um breve resumo sobre a tramitação do projeto nas comissões da Câmara dos Deputados. “A cidade de Alcântara é um local privilegiado para a base. Ele é próximo a linha do Equador, o que reduz os gastos com combustível nos lançamentos”, explicou.

O Brigadeiro do Ar R/1 José Vagner VITAL, Presidente Comitê Aeroespacial do Sindicato Nacional das Indústrias das Indústrias de Materiais de Defesa (SIMDE), também participou do debate da CSTM e falou sobre a área comercial do Centro de Alcântara, bem como os benefícios que o país terá ao ingressar nesse ramo.

O Brigadeiro destacou que SIMDE, tem feito uma campanha de esclarecimento sobre a importância do mercado aeroespacial no Brasil, enfocando, especialmente, as potencialidades de crescimento de toda cadeia do setor no país. "O espaço definirá o futuro da segurança nacional. O ritmo da inovação continuará acelerado, as parcerias serão cruciais a longo prazo e o alinhamento com as normas será necessário para reduzir os entraves para o crescimento do setor espacial".

Encerrando a programação do dia da CSTM, o General de Exército R/1 Sérgio Westphalen Etchegoyen, ex- Ministro Chefe do Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República fez uma abordagem dos reflexos do Covid-19 para a Defesa Nacional e como o mundo tem reagido às mudanças que o vírus trouxe.

Feira

Após o encerramento das palestras, o deputado Eduardo Bolsonaro visitou a exposição da CSTM, que nesta sexta-feira,26, estará aberta ao público. A feira conta com empresas da Base Industrial de Defesa (BID), que apresentam suas novidades tecnológicas, disponíveis para as Forças Armadas e de Segurança

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter