COBERTURA ESPECIAL - Base Industrial Defesa - Defesa

02 de Setembro, 2021 - 08:20 ( Brasília )

Curso EAD de Economia de Defesa tem início para a 2ª turma


A Secretaria de Produtos de Defesa (SEPROD), do Ministério da Defesa (MD), deu início, na quinta-feira (26), ao Curso EAD de Economia de Defesa para mais uma turma. A capacitação é desenvolvida em parceria com a Confederação Nacional da Indústria (CNI). O número de 1.250 inscritos foi um grande sucesso. São militares e civis que buscam aprofundar conhecimentos sobre a economia de defesa e o seu papel na indústria brasileira.

A economia de defesa engloba diversos elementos para promoção e apoio a uma Base Industrial de Defesa (BID) soberana e competitiva. Para isso, são necessários investimentos em pesquisa, inovação, tecnologia e produção. Nesse sentido, a comercialização de produtos de defesa está relacionada com itens e equipamentos de proteção bélica e de segurança nacional, como sistemas de comando e controle, e de monitoramento de fronteiras.

Esse é um setor de elevada importância para o Brasil, pois, além de representar 4,46% do PIB nacional, gera 2,9 milhões de empregos diretos e indiretos, de acordo com o estudo elaborado pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (FIPE), em 2021, fruto do Acordo de Cooperação Técnica (ACT) assinado entre o MD e a CNI.

O curso visa, portanto, capacitar o aluno sobre o que é a Economia de Defesa e tudo o que ela engloba, desde a atuação da SEPROD até a exportação de produtos, serviços e tecnologias do setor. Assim, a SEPROD reforça seu compromisso institucional de atuar em prol de iniciativas que desenvolvam as capacidades, os serviços, as tecnologias e os produtos da BID, difundindo o conhecimento e trabalhando pelo permanente desenvolvimento do setor.


VEJA MAIS



Outras coberturas especiais


Pandemic War

Pandemic War

Última atualização 22 OUT, 11:11

MAIS LIDAS

Base Industrial Defesa