COBERTURA ESPECIAL - Base Industrial Defesa - Terrestre

24 de Agosto, 2021 - 09:50 ( Brasília )

3ª DE reúne segmentos da sociedade e apresenta possibilidades de avanço na elaboração de produtos de defesa


No dia 18 de agosto, representações dos setores do governo, da academia e do empresariado, reuniram-se no Parque Regional de Manutenção da 3ª Região Militar (Pq R Mnt/3). A iniciativa teve como objetivo, apresentar as possibilidades de avanço na elaboração de produtos na área da indústria de defesa, com o desenvolvimento de soluções para a manutenção de materiais de emprego militar.

O evento iniciou com um palestra no auditório Marechal Castelo Branco, onde o Diretor do Pq R Mnt/3, Coronel Welson da Conceição Jorge, fez uma explanação das potencialidades da organização militar, das necessidades de modernização dos meios de manutenção e da visão de futuro da Unidade.



Em seguida, foi realizada uma visita às diversas oficinas e repartições, onde o Diretor explicou os processos de manutenção dos blindados e também os produtos que estão sendo desenvolvidos para proporcionar os reparos de forma rápida e eficiente.

O Comandante da 3ª Divisão de Exército (3ª DE), General de Divisão Hertz Pires do Nascimento, presente à atividade, explicou que a iniciativa busca apresentar aos diversos setores econômicos e acadêmicos da sociedade santa-mariense, as possibilidades de alavancar o desenvolvimento de materiais de defesa e inclusive de comercializar esses produtos para outros países.



O Diretor do Centro de Tecnologia da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Tiago Marchezan, fez questão de salientar que o encontro trata-se de um momento histórico, congregando o corpo docente da UFSM, empresários do setor de metalurgia e o Exército Brasileiro como representante do governo, a fim de fomentar a tríplice hélice, desenvolvendo produtos e tecnologias que poderão ser comercializadas interna e externamente.

O General de Brigada Marcelo Carvalho Ribeiro, que assumirá o comando da 6ª Brigada de Infantaria Blindada (6ª Bda Inf Bld) no dia 27 de agosto, destacou que sua experiência como diretor de material, cargo que ocupava anteriormente, lhe proporcionou uma visão mais ampla dos processos logísticos voltados para a área de defesa e que estamos tratando de um mercado pujante, com um aporte de aquisições na casa de 1,4 trilhão de Reais por ano, o que merece uma atenção especial a nível de ser explorado.

A tríplice hélice da inovação consiste em um paradigma de produção que deixa de ser centrado apenas na indústria e passa a se apoiar em três elementos inter-relacionados: as empresas, as universidades e o governo. Nesse cenário, todas as partes possuem um papel importante.

Fonte: 3ª DE

VEJA MAIS



Outras coberturas especiais


Pandemic War

Pandemic War

Última atualização 22 OUT, 11:11

MAIS LIDAS

Base Industrial Defesa