ABIMDE aos 36 anos

 

A ABIMDE (Associação Brasileira das Indústrias de Materiais de Defesa e Segurança) celebra, no dia 09 de agosto, 36 anos de história e de muitas vitórias para o segmento.

 

“Estou muito feliz pelos 36 anos da ABIMDE. Essa é uma grande vitória para a Base Industrial de Defesa e Segurança. Os desafios são vários, mas mesmo durante a pandemia pudemos conquistar resultados importantes para o setor”, declara dr. Roberto Gallo, presidente da ABIMDE.

 

BIDS– As empresas da Base Industrial de Defesa e Segurança colaboram intensamente para o desenvolvimento tecnológico e econômico do Brasil. Em 2019, elas superaram US$ 3,6 bilhões em exportações – acréscimo significativo em relação a 2018, quando foram registrados US$ 3,2 bilhões, segundo o SEPROD/Ministério da Defesa.

 

CONQUISTAS DO ÚLTIMO ANO:

 

MOSTRA BID BRASIL E EXPO ADESC – A ABIMDE está organizando duas importantes feiras, ambas em Brasília (DF). Uma delas é a 6ª Mostra BID Brasil, de 7 a 9 de dezembro deste ano, voltada para empresas brasileiras com foco nos mercados nacional e internacional. A outra feira, em abril de 2022, é a Expo ADESC (Air, Defense and Security Connections Internacional Exhibition), focada no mercado internacional, com conexão com o Brasil.

 

OCP – A ABIMDE se tornou um Organismo de Certificação de Produtos (OCP), passando a ter competência para certificar Produtos Controlados pelo Exército (PCE), como armas de fogo, munições, coletes e capacetes balísticos, explosivos e pirotécnicos.

 

PLP 244/20 E REDUÇÃO DE ICMS PARA O SETOR – A associação elaborou uma nota técnica que propunha a criação de uma lei prevendo isonomia tributária entre as empresas que vendem a partir do Brasil com aquelas que vendem a partir do exterior. O texto serviu de inspiração para o Projeto de Lei Complementar 244/20, em análise no Congresso. Além disso, assegurou mais uma conquista em parceria com outras associações: O Conselho Nacional de Política Fazendária (CONFAZ) anunciou a prorrogação de benefício fiscal, baseado na redução da base de cálculo do ICMS.

 

MARINHA DO BRASIL E EXÉRCITO BRASILEIRO – Houve avanço do Grupo de Trabalho com a Marinha, por meio de uma reunião com seu Comandante, Almirante-de-Esquadra Almir Garnier Santos, para alinhar um Plano de Ação entre a BIDS e essa Força. A ABIMDE também esteve com o comandante do Exército, General-de-Exército Paulo Sérgio Nogueira de Oliveira, para discutir projetos.

 

PARCERIAS – Foram firmadas parcerias com a Fundação Dom Cabral – para levar conhecimento e formação em gestão às associadas, com a ABENDI (Associação Brasileira de Ensaios Não Destrutivos e Inspeção) e com a FIERGS (Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul). Em parceria com a Associação Brasileira das Empresas de Software (ABES), a ABIMDE passou a oferecer aos associados os requisitos básicos para um adequado programa de integridade: treinamento sobre compliance e ética, modelo de código de ética e conduta, canal de denúncias independente, além de emitir certificado.

 

BRAZILIAN DEFENSE DAY – A ABIMDE deu continuidade ao Brazilian Defense Day para promover maior aproximação entre os mercados de defesa e segurança do Brasil e do exterior. O evento mais recente teve como tema a integração com a Coreia do Sul. Anteriormente, a ação foi com os Emirados Árabes Unidos e com o Egito.

 

FEIRAS INTERNACIONAIS – A associação preparou-se para retomar a participação presencial em feiras, depois dos períodos críticos da pandemia, iniciando pela IDEX (International Defence Exhibition And Conference), em Abu Dhabi (Emirados Árabes Unidos), e Milipol Qatar, em Doha.

 

Mais informações sobre a ABIMDE: https://abimde.org.br/pt-br/

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter