Atuação das Forças Armadas é reconhecida pela Firjan e pelo SIMDE

Lane Barreto

As Forças Armadas foram homenageadas pela Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan) e pelo Sindicato Nacional das Indústrias de Material de Defesa (SIMDE) “em reconhecimento ao seu papel a serviço da paz”. A cerimônia ocorreu no Teatro Firjan SESI, na tarde desta sexta-feira (30), na capital fluminense.

O Ministro da Defesa, Walter Souza Braga Netto, representou as Forças Armadas ao ser agraciado pelas instituições representativas das indústrias. “A homenagem reveste-se de grande simbolismo, pois denota o sentimento patriótico, valorizando e reconhecendo o trabalho dos mais de 370 mil militares da Marinha, do Exército e da Aeronáutica”, sublinhou o Ministro.

Os Comandantes da Marinha, Almirante de Esquadra Almir Garnier Santos; do Exército, General de Exército Paulo Sérgio Nogueira de Oliveira; e o Tenente-Brigadeiro do Ar João Tadeu Fiorentini, representando o Comandante da Aeronáutica, acompanharam a homenagem por suas respectivas Forças.

Durante o evento, foram ressaltados o histórico de participação e o reconhecido desempenho dos militares em operações de manutenção de paz no exterior, o apoio ao desenvolvimento de obras de infraestrutura, em missões de Garantia da Lei e da Ordem (GLO) e de apoio humanitário desenvolvidas pela Defesa.

Em discurso, o titular da Pasta da Defesa ressaltou as inúmeras ações desenvolvidas pelos militares em benefício da população brasileira e destacou a importância da Base Industrial de Defesa (BID). “É um objetivo estratégico do Ministério da Defesa e contribui com uma das prioridades atuais do Governo, que é a recuperação da economia”, enfatizou.

A BID contribui para a geração de cerca de 1 milhão de empregos diretos e indiretos e a execução de projetos estratégicos das Forças Singulares fortalece as empresas do segmento. “Acredito que o caminho a trilhar está materializado aqui, hoje. Temos que mobilizar as lideranças de vários matizes, envolvendo toda a sociedade, para inserir, cada vez mais, a temática da Defesa Nacional, como um vetor de desenvolvimento e de fortalecimento da democracia”, acrescentou o Ministro.

Na ocasião, o Presidente da Firjan, Eduardo Eugenio Gouvêa Vieira, expressou admiração pelos serviços prestados pelo Ministério da Defesa ao incentivar as indústrias daquele Estado e pelos valores estimados pelos militares. Ele também indicou semelhança entre as instituições. “Gostaria de chamar atenção a uma característica comum entre nós, do sistema Firjan, e as Forças Armadas: o nosso caráter de instituições permanentes. O reconhecimento e a gratidão são as razões que levaram a diretoria da Firjan e do SIMDE a prestar essa homenagem às Forças Armadas”, finalizou.

Fotos: Antonio Oliveira

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter