ABIMDE e ABES anunciam parceria para fortalecer a ética e integridade no mercado de defesa e segurança


A ABIMDE (Associação Brasileira das Indústrias de Materiais de Defesa e Segurança) firmou parceria com a Associação Brasileira das Empresas de Software (ABES), para oferecer às suas mais de 200 empresas da Base Industrial de Defesa e Segurança (BIDS) associadas uma consultoria de compliance e ética por meio da iniciativa Uma Empresa Ética.

A associação oferece aos associados os requisitos básicos para um adequado programa de integridade:  treinamento sobre compliance e ética, modelo de código de ética e conduta e canal de denúncias independente, além de certificado para quem cumprir todos os requisitos.

Os detalhes foram divulgados oficialmente no dia 15 de junho, durante plenária mensal da ABIMDE. O apoio às associadas é fornecido pelo departamento jurídico e pela compliance officer da associação, que esclarece dúvidas e promove treinamentos periódicos.

“A ABIMDE tem um compromisso com o compliance. Participar do projeto ‘Uma empresa ética’ é um grande motivo de felicidade, porque oferece às pequenas empresas os instrumentos de uma forma descomplicada”, comenta o presidente da entidade, Dr. Roberto Gallo. Ele também destaca que participar do programa pode representar vantagens em licitações públicas. “A Lei 14.133 prevê, no artigo 60, que nas licitações públicas um critério de desempate é ter esse programa de integridade instalado”.

Um programa de ética tem um valor tangível, pois ele melhora a reputação, a produtividade e, também, os resultados financeiros, sendo fundamental para empresas que realizam ou almejam contratos com a Administração Pública. "Para nós é muito gratificante contar com a participação da ABIMDE dentro do nosso programa. Nós temos visto cada vez mais o movimento de combate a corrupção e a necessidade de se estabelecer a ética e mais transparência nas relações que as empresas mantêm com seus colaboradores, clientes, fornecedores, órgãos públicos e demais organizações. Dessa forma, queremos trazer toda nossa expertise para ajudar na construção de um Brasil mais digital e menos desigual, no qual a tecnologia da informação desempenha um papel fundamental para a democratização do conhecimento e a criação de novas oportunidades para todos”, afirma Rodolfo Fücher, presidente da ABES.

Sobre a ABIMDE

Fundada em agosto de 1985, a ABIMDE é a principal entidade representativa do setor, reunindo mais de 200 associados e atuando como "A voz da Base Industrial de Defesa e Segurança". A entidade promove e valoriza as empresas da BIDS dentro do território nacional e no exterior e atua como um importante vetor de conhecimento sobre o setor e disseminação do valor das empresas, por meio de eventos, contatos e relacionamentos com todas as esferas governamentais – federal, estadual e municipal – apresentando os anseios dos empresários e desafios a serem suplantados.

Sobre a ABES

A ABES, Associação Brasileira das Empresas de Software, tem como propósito contribuir para a construção de um Brasil mais digital e menos desigual, no qual a tecnologia da informação desempenha um papel fundamental para a democratização do conhecimento e a criação de novas oportunidades para todos. Nesse sentido, tem como objetivo assegurar um ambiente de negócios propício à inovação, ético, sustentável, dinâmico e competitivo globalmente.

Desde sua fundação, em setembro de 1986, a ABES busca ser relevante para seus associados e referência nacional e internacional do setor de tecnologia. Recentemente, a entidade lançou em parceria com a EY, o diagnóstico LGPD, ferramenta on-line gratuita e o índice LGPD/ABES, com o objetivo de ajudar as empresas a analisarem seu nível de adequação perante a LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados). Atualmente, a ABES representa aproximadamente 2 mil empresas, sendo 77% micro e pequenas, que totalizam cerca de 85% do faturamento do segmento de software e serviços no Brasil, distribuídas em 24 Estados brasileiros e no Distrito Federal, responsáveis pela geração de cerca de 210 mil empregos diretos e um faturamento anual da ordem de R$ 80 bilhões em 2020.

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter