Comitiva do Ministério da Defesa visita polo de excelência em tecnologia do SENAI-CIMATEC, em Salvador

Nesta segunda-feira (14), comitiva do Ministério da Defesa, liderada pelo Ministro Walter Souza Braga Netto, visitou a sede do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) – Centro Integrado de Manufatura e Tecnologia (CIMATEC), em Salvador. O Ministro de Ciência, Tecnologia e Inovação, Marcos Cesar Pontes; o Ministro da Cidadania, João Roma; o Comandante da Marinha, Almirante de Esquadra Almir Garnier Santos; e representantes do Exército e da Força Aérea integraram o grupo.

 O SENAI-CIMATEC/BA é centro de excelência em pesquisa, desenvolvimento e inovação nas mais diversas tecnologias, da robótica autônoma aos sistemas avançados de saúde e biotecnologia, que abrange 44 áreas de competência. Esse complexo de ensino visa ao desenvolvimento tecnológico para empresas e “startups”, possuindo parcerias com universidades de elevada tecnologia e com empresas e instituições.

Recentemente, o SENAI-CIMATEC constituiu e consolidou um Centro de Defesa e Segurança para promover interação e sinergia entre essas áreas de competência tecnológica e as demandas das Forças Armadas.

Na ocasião, o Ministro Braga Netto ressaltou que a estrutura do SENAI-CIMATEC/BA representa exemplo de iniciativa exitosa e inovadora de integração da ciência e da pesquisa com as empresas e o meio acadêmico. O Ministro sublinhou, ainda, que o conhecimento in loco das iniciativas do SENAI-CIMATEC é fundamental para a compreensão das múltiplas formas de efetivação da cooperação que já existe entre o CIMATEC e o Ministério, por meio da Secretaria de Produtos de Defesa, a SEPROD.
 

O Ministro da Defesa agradeceu a presença do Ministro Marcos Pontes e lembrou o papel vital do MCTI como financiador de parte dos projetos e da infraestrutura pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FNDCT) para o desenvolvimento tecnológico das Forças Armadas.

O Ministro Braga Netto afirmou, também, que o fortalecimento da Base Industrial de Defesa (BID) é objetivo estratégico do Ministério da Defesa e importante vetor para o desenvolvimento da economia brasileira. O setor conta com mais de 1,1 mil empresas, representa 4,5% do Produto Interno Bruto (PIB) e gera 290 mil empregos diretos e 850 mil indiretos.

Na oportunidade, a comitiva assistiu à apresentação institucional do SENAI-CIMATEC/BA e percorreu os laboratórios, verificando as diversas iniciativas de pesquisa e inovação em várias áreas de interesse da Defesa e das Forças Armadas. Participou, também, de reunião de alinhamento com a Federação de Indústrias da Bahia (FIEB).
 

A atividade desta segunda-feira está inserida em uma série de visitas que o Ministro e integrantes da SEPROD farão a empresas, indústrias e institutos de pesquisa que trabalham em proveito do fortalecimento da BID.

Integraram, ainda, a comitiva do Ministério da Defesa, o Secretário Especial de Produtos de Defesa, Marcos Rosas Degaut Pontes; o Diretor do Departamento de Ciência, Tecnologia e Inovação (DECTI), General de Divisão Luis Antônio Duizit Brito; o Vice-Chefe do Departamento de Ciência e Tecnologia (DCT) do Exército, General de Divisão Luis Henrique de Andrade; o Assessor Especial Militar do Ministro da Defesa, Vice-Almirante (FN) Pedro Luis Gueiros Taulois; o Chefe da 7ª Subchefia do Estado-Maior da Aeronáutica (EMAER), Brigadeiro do Ar Roberto da Cunha Follador; e assessores especiais do Ministro da Defesa.

Atuação do CIMATEC

Durante a pandemia, o SENAI-CIMATEC/BA integrou o projeto “Iniciativa + Manutenção de Respiradores”. A rede voluntária é formada pelo SENAI nacional com empresas automotivas, institutos de pesquisas tecnológicas, empresas de mineração e petróleo, com o apoio dos Ministérios da Defesa, da Saúde, da Economia e da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), para a recuperação de respiradores pulmonares para todos os estados da Federação. Na Bahia, foram recolhidos e recuperados cerca de 600 equipamentos.

Fotos: Igor Soares

 

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter