COBERTURA ESPECIAL - Base Industrial Defesa - Defesa

26 de Maio, 2021 - 08:40 ( Brasília )

Acordo de cooperação com EMBRAPII fortalece desenvolvimento da BID


Soraya Brandão

O fortalecimento da Base Industrial de Defesa (BID) ganha novo impulso por meio de acordo de cooperação entre a Secretaria de Produtos de Defesa (SEPROD), do Ministério da Defesa, e a Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (EMBRAPII), vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações. O evento de assinatura ocorreu no salão nobre da Pasta, na tarde da segunda (24), com a presença dos Ministros da Defesa, Walter Braga Netto, e da Ciência, Tecnologia e Inovações, Marcos Cesar Pontes.

A intenção é possibilitar maior envolvimento de empresas, em especial as da BID, no desenvolvimento de projetos de interesse da Defesa nas etapas de pesquisa, produção, distribuição e manutenção de produtos estratégicos de defesa.

O Ministro da Defesa destacou que a iniciativa contribui para que o 3º Objetivo Nacional, constante na Política Nacional de Defesa, seja atingido. “O estimulo à pesquisa e a busca do desenvolvimento de tecnologias são aspiração de qualquer país para seu desenvolvimento e podem alavancar a geração de empregos, elevando a renda da população brasileira e atraindo investimentos, gerando círculo virtuoso na economia nacional”, disse.

 

O Ministro Marcos Pontes destacou a importância da parceria entre os ministérios. “Esse é um momento muito especial. Eu costumo falar que o Ministério da Ciência e Tecnologia e Inovações é uma ferramenta que auxilia o desenvolvimento de políticas públicas em todos os outros ministérios, e hoje é a concretização de uma dessas realizações, agora com a Defesa”, completou.

O Secretário da SEPROD, Marcos Rosas Degaut Pontes, explicou que o acordo explora o conceito de Tríplice Hélice, reunindo segmentos do governo, do setor privado e das academias, em atendimento a demandas específicas da BID e da própria Defesa.

“A parceria com a EMPRAPII é de extrema relevância para o Ministério da Defesa no fomento ao desenvolvimento de inúmeros projetos e produtos com alto valor agregado, abrangendo todo o espectro da cadeia científica, tecnológica e de inovação da BID”, detalhou.

O acordo busca, também, identificar modelo específico que permita que as Instituições de Ciência e Tecnologia (ICTs) militares participem do desenvolvimento de projetos de interesse da Defesa em parceria com Unidades EMBRAPII e com outras empresas, especialmente as que pertencem à BID.

O evento contou ainda com a presença do Secretário-Geral do Ministério da Defesa, Sergio José Pereira, do Chefe do Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas, Tenente-Brigadeiro do Ar Raul Botelho, do Diretor do Departamento de Ciência, Tecnologia e Inovação (DECTI), General de Divisão Luis Antônio Duizit Brito, do Diretor-Presidente da EMPRAPII, Jorge Almeida Guimarães, e demais autoridades militares e servidores da SEPROD, além de convidados.

Com informações da SEPROD
Foto: Igor Soares

VEJA MAIS



Outras coberturas especiais


Vant

Vant

Última atualização 22 JUN, 10:10

MAIS LIDAS

Base Industrial Defesa