Empresa paranaense cria totem que reforça a segurança ostensiva de 11 cidades brasileiras

A empresa paranaense Helper Tecnologia, com sede na cidade de Colombo, na Região Metropolitana de Curitiba, vem conquistando o Brasil com uma tecnologia patenteada e inédita no país: os totens de segurança.

Alternativa aos módulos policiais tradicionais, os totens de monitoramento da Helper já estão presentes em 11 municípios espalhados por 5 estados brasileiros, inibindo a criminalidade e potencializando a capacidade de monitoramento das guardas municipais e policiais militares do país.

Com uma presença imponente, referendada por plotagens das forças policiais locais, a tecnologia 100% brasileira dos totens de monitoramento tem proporcionado mais segurança no local de sua instalação, inibindo drasticamente as ações criminosas. Os equipamentos contam, por exemplo, com um sistema de giroflex para alertas instantâneos e podem ser programados para repassar mensagens à população.

“Nosso projeto é focado na prevenção e traz um ganho neste sentido. Por ser um totem vertical, ele tem visibilidade e traz mais sensação de segurança. As atuais câmeras, que ficam escondidas, auxiliam na investigação, mas não atuam de forma preventiva.

Além disso, o monitoramento contínuo do totem permite que os guardas façam as rondas ostensivas e efetivas. Os equipamentos contam ainda com um conjunto de câmeras que, a partir de um Centro Integrado de Controle e Comando (CICC), permitem monitorar as localidades em 360 graus de forma simultânea, disponibilizando, entre outras vantagens, o zoom para aproximação da verificação de ocorrências, além de um canal de comunicação direto com as forças policiais.

“Trata-se de um posto de policiamento eletrônico que surgiu para substituir os módulos. Dessa forma, não há necessidade de se manter a guarda do local e otimiza-se a atuação das forças de segurança”, explica o Diretor da Helper Tecnologia, Edison Endo.

Atualmente, os totens já estão presentes em Balneário Camboriú (SC), Saudade do Iguaçu (PR), Ponta Grossa (PR), São José dos Pinhais (PR), Cotia (SP), Artur Nogueira (SP), Santa Bárbara D’Oeste (SP), Três Corações (MG) e Resende (RJ). A solução também foi adotada pelo Hospital das Clínicas de São Paulo (uma autarquia do governo), na cidade de São Paulo (SP), e na Central de Abastecimento do Paraná (Ceasa), em Curitiba (PR).

Em Cotia, cidade localizada na Região Metropolitana de São Paulo, está um dos principais cases de sucesso da Helper. A cidade, que tem cerca de 200 mil habitantes, adotou os totens de segurança no ano de 2018. No início do projeto, a cidade ocupava a 134ª posição no ranking das cidades mais seguras do Estado de São Paulo, desenvolvido pelo Instituto Sou da Paz, entre as 139 com mais de 50 mil habitantes.

Hoje, 2 anos depois, Cotia aparece na 22ª posição do mesmo ranking. Outra cidade que merece destaque é Santa Bárbara D’Oeste, localizada a 140 quilômetros da capital paulista, considerada a 6ª mais segura de São Paulo de acordo com o Instituto Sou da Paz. “Cotia e Santa Bárbara D’Oeste são provas de que com inteligência, planejamento e tecnologia é possível chegarmos em um modelo de segurança de excelência”, comenta Endo.

Expansão

Para 2021, a Helper Tecnologia trabalha com a possibilidade de triplicar o número de cidades que contam com a solução. Por deter a carta de exclusividade e a patente da ferramenta, a contratação pelos municípios pode ser feita até mesmo por inexigibilidade – dispensando as licitações.

“No entanto, em muitas cidades, conseguimos encaixar a nossa solução dentro de um projeto existente, integrando as soluções e atendendo às necessidades do município”, afirma o executivo da Helper, Edison Endo.

Em novembro do ano passado, o Ministério da Justiça e Segurança Pública deu início ao repasse de R$ 755 milhões do Fundo Nacional de Segurança Pública (FNSP). Em junho, o governo federal já havia destinado R$ 502 milhões, que devem ser voltados à contratação de novos equipamentos e tecnologias por parte dos estados e municípios.

O modelo de contratação é feito via locação, com o chamado serviço embarcado. Em outras palavras, a Helper oferece todo o suporte necessário para o funcionamento do totem (limpeza, manutenção, suporte técnico e plotagem, entre outros), com a presença de uma equipe técnica para atender ao projeto. As estratégias de monitoramento, por outro lado, são determinadas pelo poder público.

“Não deve haver substituição do efetivo da força de segurança, mas, sim, direcioná-lo para atender a população”, completa Edison Endo.

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter