COBERTURA ESPECIAL - Base Industrial Defesa - Naval

22 de Outubro, 2020 - 20:54 ( Brasília )

Webinar” – Cluster Tecnológico Naval do Rio de Janeiro e os Programas Estratégicos da Marinha.

Inclui a apresentação do webinar em vídeo do YouTube





Nesta quinta-feira, 22 de outubro, a Associação do Cluster Tecnológico Naval do Rio de Janeiro e a Empresa Gerencial de Projetos Navais (EMGEPRON) realizaram, com o apoio da FIRJAN -  Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro, o “Webinar” – Cluster Tecnológico Naval do Rio de Janeiro e os Programas Estratégicos da Marinha.

Na abertura, o Presidente do Conselho de Administração da Associação do Cluster, Vice-Presidente da Firjan e Diretor-Presidente do SIMDE, Dr. Carlos Erane de Aguiar, saudou os presentes e fez questão de destacar a importância do Cluster Tecnológico Naval como ferramenta para o desenvolvimento econômico e Social do Estado do Rio de Janeiro e do País.

A seguir, Vice-Almirante Edésio Teixeira Lima Junior, Diretor-Presidente da EMGEPRON, apresentou a orientação estratégica que conduz os programas na iniciativa do Cluster no contexto da economia do mar e citou as empresas que se reuniram para possibilitar a formação do Cluster: AMAZUL, CONDOR, NUCLEO e EMGEPRON.

O evento contou também com apresentação sobre o E-Navigation do Almirante de Esquadra Marcelo Francisco Campos, Diretor Geral de Navegação da Marinha do Brasil. Também foi apresentado o Programa de Fragatas da Classe Tamandaré, pelo Capitão de Mar e Guerra Roberto Marcelo Moura dos Santos e o Programa do Navio de apoio Antártico, pelo Capitão de Mar e Guerra Archimedes Francisco Delgado. O seminário foi finalizado com a Sociedade Propósito Específico Águas Azuis, com palestra do se Diretor-Presidente, Fernando Queiroz que enfatizou a importância de envolver uma extensa cadeia de fornecedores brasileiros nesse importante projeto estratégico para a Marinha do Brasil.










O objetivo deste encontro, que contou com a presença de autoridades civis e militares, é ampliar e difundir o conhecimento das empresas nacionais acerca dos Programas Fragatas Classe Tamandaré e Navio de Apoio Antártico, que deverão ter um percentual elevado de conteúdo local, além da divulgação do #eNavigation e da atuação do CTN-RJ.

O evento on-line é uma realização do Cluster Tecnológico Naval do Rio de Janeiro (CTN-RJ) e EMGEPRON, com o apoio da FIRJAN.

Convidados:

- Carlos Erane | Vice-Presidente da FIRJAN, Presidente do Conselho de Administração do Cluster Tecnológico Naval do RJ, Presidente da FIRJAN Nova Iguaçu e Região e Presidente do Sindicato Nacional das Indústrias de Defesa

- Vice-Almirante Edésio Teixeira Lima Junior | Diretor-Presidente da EMGEPRON;

- Almirante-de-Esquadra Marcelo Francisco Campos | Diretor Geral de Navegação;

- Capitão de Mar e Guerra  Roberto Marcelo Moura dos Santos;

- Capitão-de-Mar e Guerra Archimedes Francisco Delgado
, e,

- Fernando Queiroz | Diretor-Presidente da SPE Águas Azuis.

Mediação: Marcio Pinheiro de Vasconcellos | Chefe do Departamento de Promoção Comercial da EMGEPRON


VEJA MAIS



Outras coberturas especiais


Guerra Informação e Híbrida

Guerra Informação e Híbrida

Última atualização 27 NOV, 20:00

MAIS LIDAS

Base Industrial Defesa