ABIMDE – Novas oportunidades para a BIDS são discutidas em plenária

 

A ABIMDE realizou, na tarde de quinta-feira (10SET2020), sua plenária mensal. Assim como nas anteriores, a reunião foi realizada de forma virtual, devido às restrições causadas pela pandemia mundial. O convidado deste mês foi o General de Exército Laerte de Souza Santos, Comandante Logístico do Exército, que falou da importância do trabalho deste setor para as operações militares e de como as empresas da BIDS (Base Industrial de Defesa e Segurança) podem contribuir neste processo e ampliar sua presença junto às Forças Armadas.

O vice-presidente Executivo da ABIMDE, almirante Rodrigo Hônkis, destacou o papel do webinar ao estimular uma maior aproximação da BIDS com as Forças Armadas. “O tema de hoje tem uma enorme relevância para nosso segmento. A grande angústia do empresariado do setor é a aquisição, pelo Estado, de equipamentos e materiais do Exterior, já que os afeta diretamente. Sabemos que isso se deve à assimetria tributária que vivenciamos atualmente, o que afeta a competitividade das empresas brasileiras”, comentou.

O General Laerte de Souza Santos explicou que esse impacto pode ser amenizado por meio do Regime Especial Tributário para a Indústria de Defesa (Retid), instituído pela Lei nº 12.598, de 22 de março de 2012, que permite a isenção de alguns impostos por empresas estratégicas de Defesa.

Durante a plenária, o General explicou que seu segmento é regido pela Política Nacional de Defesa, pelo Livro Branco de Defesa Nacional, e pela Estratégia Nacional de Defesa. Esta última é seguida à risca e prevê novos investimentos na aquisição de materiais.  “A cada R$ 1 de investimento em Defesa, esse valor repercute R$ 3,66 entre fomento da indústria, logística e demais empresas envolvidas no processo. Agora temos focado na recuperação e atualização das nossas frentes blindadas, além de softwares de defesa”, disse o General.

Logo após a apresentação, o coordenador do Comitê de Simulação e Treinamento da ABIMDE, coronel Sérgio Peres, falou sobre as atividades de seu setor e convidou as associadas para acompanhar o cronograma com as próximas atividades. 

Na ocasião, também foram apresentadas duas novas associadas da ABIMDE: a Caelihcom Soluções e Serviços (São Paulo-SP) e a CMI Projetos e Desenvolvimento de Sistemas de Defesa (Joinville-SC).

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter