ABIMDE E BANCO OURINVEST ASSINAM MEMORANDO DE ENTENDIMENTO

A ABIMDE (Associação Brasileira das Indústrias de Materiais de Defesa e Segurança) e o Banco Ourinvest assinaram, nesta quarta-feira (9/9), um memorando de entendimento. O objetivo foi estabelecer uma cooperação acadêmica, comercial e cultural entre as duas Instituições, em todos os campos de comum interesse.

Participaram da assinatura do documento, pela ABIMDE, o Dr. Roberto Gallo, presidente; e Paulo Albuquerque, diretor de projetos;  pelo Banco Ourinvest, os diretores Ralph Barki Bigio e Daniel Assine; e Welber Barral, Estrategista de Comércio Exterior.

Um dos principais desafios das empresas da indústria de Defesa é conseguir apresentar as garantias financeiras para exportações e licitações, ou seja, apresentando garantias para o start do projeto. Os bancos têm participação direta nesse processo, uma vez que são eles quem pode oferecer instrumentos financeiros para as empresas, e acabam não fazendo por, muitas vezes, não terem compreensão do potencial de negócio que essa indústria representa.

Outro intuito do memorando de entendimento é realizar pesquisas conjuntas sobre o mercado internacional de defesa, para que novas ações possam ser elaboradas pelas entidades. O documento também sinaliza que a ABIMDE e o Banco Ourinvest se auxiliarão na elaboração de trabalhos científicos, que são necessários para o desenvolvimento de análises em conjunto acerca do setor.

“Este é um memorando de entendimento extremamente importante, que representa o interesse do Banco Ourinvest em entrar no setor de Defesa, conhecer os seus principais atores e oferecer seus serviços. O Banco tem uma grande especialidade na área de trade finance e bastante conhecimento em operações personalizadas. O que se pretende é customizar produtos que atendam às necessidades das empresas deste segmento”, enfatizou Welber Barral.

O Acordo também prevê a participação em reuniões e eventos conjuntos para divulgação de análises e oportunidades, a promoção, execução e divulgação conjunta de estudos, projetos, pesquisas e outras atividades afins; e a organização e a realização de seminários, encontros, reuniões, painéis e outros eventos em que serão apresentadas oportunidades de produtos financeiros para os associados da ABIMDE.

“A assinatura deste memorando de entendimento é importante porque representa um primeiro passo para prover a base industrial de Defesa e Segurança de instrumentos financeiros, que hoje representam um dos grandes entraves ao crescimento desta nossa indústria”, concluiu o presidente da ABIMDE, Dr. Roberto Gallo.

Esta e outras atividades fazem parte de um programa de ações da ABIMDE para potencializar a BIDS (Base industrial de defesa e Segurança).

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter