IMBEL Comemora 45 Anos de Atuação

 

 

 A IMBEL comemorou, em 14 de julho, 45 anos de seu formato de atuação, com suas cinco fábricas reunidas em um só grupo. Constituída nos termos da lei nº 6.227, de 14 de Julho de 1975, a IMBEL surgiu com a missão de fabricar e comercializar produtos de defesa e segurança para os clientes institucionais, especialmente as Forças Armadas e Forças Policiais.

A empresa, que tem sua origem em 1808, quando D. João VI inaugurou a Fábrica de Pólvora da Lagoa Rodrigo de Freitas, no bairro Jardim Botânico, no Rio de Janeiro/RJ, é credenciada pelo Ministério da Defesa como EED (Empresa Estratégica de Defesa).

Atualmente, a IMBEL tem sua sede instalada em Brasília/DF e suas unidades de produção (UP) localizadas nas cidades de Piquete/SP, Rio de Janeiro/RJ, Magé/RJ, Juiz de Fora/MG e Itajubá/MG. A organização é reconhecida como uma das mais importantes na contribuição para o fortalecimento da Base Industrial de Defesa e da Infraestrutura de Defesa do Brasil.

A comemoração dos 45 anos foi virtual e contou com a participação de vários convidados, entre eles colaboradores e representantes das Forças Armadas. Em mensagem à empresa, o Comandante do Exército, General-de-Exército Edson Leal Pujol, enalteceu a importância da IMBEL e sua história. “Sabe-se que a IMBEL tem uma história muito rica, bicentenária. Precursora na área de Defesa em toda a América, a IMBEL tem buscado manter o seu papel, provendo capacidades militares à Força Terrestre para que o Exército Brasileiro possa bem cumprir suas obrigações constitucionais. Que o retrospecto de sucesso e vitórias conquistadas até a presente data se repita por muitos anos.”

Para o presidente da IMBEL, General Aderico Visconte Pardi Mattioli, o momento é único.  Ele ressaltou o orgulho de estar à frente de um complexo fabril e gerencial estratégico para o Brasil. Ele falou da importância da empresa para o processo de autonomia tecnológica e a soberania do Brasil e agradeceu a todos os colaboradores que trabalham nas unidades da empresa.

“Estou alegre de poder contar com mais de dois mil colaboradores e amigos. Nossos verdadeiros escudeiros e responsáveis por levar o nome da IMBEL para todo o mundo. Logo essa pandemia passará e, em breve, poderemos estar todos juntos para comemorar essa data novamente. Muito obrigado a todos que fazem da IMBEL uma empresa sólida, inovadora e que eleva o nosso país ao mais alto nível de tecnologia nas áreas de defesa e segurança, contribuindo, assim, para a soberania do Brasil"

O General-de-Exército, Décio Luís Schons, Chefe do Departamento de Ciência e Tecnologia do Exército (DCT), e também Presidente do Conselho de Administração da Empresa, um dos convidados especiais para comemoração dos 45 anos, ressaltou a importância da companhia.

 

“Essa organização é singular, única no país. Uma empresa histórica, que representou e continua representando para o nosso Brasil um símbolo de referência de longevidade, reputação, seriedade e trabalho árduo para auxiliar o Exército e nossas Forças Armadas em suas necessidades tecnológicas. São mais de 200 anos, e a união dessas cinco empresas é um marco da IMBEL, que já passou por momentos muito difíceis, mas também coleciona inúmeras vitórias e realizações. Encerro enfatizando o valor da dissuasão, da integridade territorial, e o quanto é importante nos prepararmos para defender nosso país. As pessoas precisam refletir um pouco mais sobre a importância da Defesa de uma nação. E nesse cenário, nós temos a IMBEL funcionando a todo vapor contribuindo para apoiar nossas Forças Armadas nessa missão. Eu me congratulo com todos os integrantes da IMBEL e desejo que a empresa siga firme em direção a um futuro grandioso”.

A história da empresa foi contada pelo Assessor-Chefe da Advocacia Geral da IMBEL, René Dellagnezze, que abriu as comemorações ressaltando que "são mais de dois séculos inovando, desenvolvendo e contribuindo com a Defesa e a Segurança do Brasil e sua soberania".

O evento de comemoração da IMBEL contou com a participação de vários colaboradores como o ex-Presidente do Conselho de Administração da Empresa, General-de-Exército Sinclair James Mayer, do Vice-Presidente da IMBEL, General-de-Divisão Expedito Alves de Lima, e dos ex-Presidentes da empresa, General-de-Exército Paiva Chaves e do General-de-Brigada Cássio Cunha, além dos integrantes dos Conselhos de Administração, Fiscal e Comitê de Auditoria e do Atirador Suboficial Vagner Brum.

 

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter