ABIMDE e MRE apostam em boas perspectivas para a BID em 2020

Na manhã de quinta-feira, 07MAO2020, a ABIMDE (Associação Brasileira das Indústrias de Materiais de Defesa e Segurança) e o Ministério das Relações Exteriores (MRE) participaram de uma live promovida pelo canal DefesaNet no Youtube. A iniciativa foi uma parceria com a comunicação da associação.

Com participação do Secretário Thiago Carneiro, Chefe da Divisão de Produtos de Defesa (DIPROD) do MRE, e do Diretor-Presidente da ABIMDE, Dr. Roberto Gallo, a conversa foi mediada pelo editor-chefe do DefesaNet Nelson During.

O Secretário começou falando sobre a atuação do Itamaraty no que se refere ao apoio à Base Industrial de Defesa e reforçando que o empresário brasileiro desse setor pode recorrer à estrutura do MRE para fazer valer a sua participação no mercado.

De acordo com Thiago Carneiro, existe uma concorrência predatória muito grande em relação ao produto de defesa. "Não basta a qualidade técnica do produto, existe um componente político forte. É preciso ter uma aproximação política com o país comprador e o Itamaraty pode auxiliar nesse ponto".

O diretor-presidente da ABIMDE aponta que relacionamento é fundamental nesse mercado. "O empresário de defesa precisa lembrar que o mercado de defesa é relacional, no Brasil e no mundo. E relacionamento é o que o Itamaraty constrói".

Ambos falaram sobre as oportunidades para a BID nesse cenário de pandemia e Carneiro ressaltou a força e a capacidade da indústria de defesa em converter seus processos produtivos para auxiliar o governo. "Existe um amplo campo para os produtos de biosegurança, que tende a crescer muito diante dessas novas ameaças".

Para o Dr. Gallo, este pode ser também um cenário que apresenta uma série de oportunidades. "A desvalorização cambial faz os produtos brasileiros se tornarem mais interessantes para mercados que consideram o quesito preço como algo importante, por exemplo".

Dentre outros assuntos, foram levantadas questões como a capacidade fiscal do país, a retomada da economia, o trabalho do MRE realizado em parceria com o Ministério da Defesa e com a Apex Brasil, a estrutura internacional de apoio à BID com as embaixadas e adidos militares, a Liprod (Lista de Produtos de Defesa) e a Mostra BID Brasil, que ambos apontaram como uma grande vitrine de oportunidades para as empresas brasileiras este ano e incentivaram sua participação. "A Mostra BID Brasil projeta a imagem de excelência da indústria de defesa no exterior, é um cartão de visitas para mostrar o que a gente tem em termos de tecnologia e produtos", finaliza o Secretário.

 

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter