CTEx – Avança o RDS-Defesa – Rádio Definido por Software

No dia 19 de dezembro de 2018 a Empresa AEL SISTEMAS realizou a entrega da primeira versão do Módulo de Rádio Frequência (RF) e do Módulo de Alimentação (MA) do RDS-Defesa (Rádio Definido por Software). O evento, ocorrido nas dependências do Núcleo de Inovação e Pesquisa em Comunicações Aplicadas a Defesa (NIPCAD) do CTEx, encerra com sucesso o 1º ciclo de P&D dos Módulos de Rádio Frequência (RF) e de Alimentação (MA) do Projeto RDS-Defesa.

Destaca-se que as equipes técnicas do CTEx, da AEL e do CPqD realizaram testes preliminares que constataram que os protótipos entregues atenderam plenamente às especificações previstas para este 1º ciclo de P&D. No 2º ciclo, que será realizado em 2019, em paralelo com a fase de integração, os módulos de RF e Alimentação serão atualizados e aperfeiçoados para atender às especificações completas do RDS-Defesa.

A referida entrega é um importante marco do projeto, já que os dois módulos estão funcionais, o que permitirá a execução da fase de integração com os demais módulos do RDS-Defesa ao longo de 2019, com previsão de avaliação do protótipo do Rádio em 2020, no CAEx.

O RDS-Defesa, coordenado pelo Centro Tecnológico do Exército, será um dos centros de vários Programas:

 

– Programa de Interoperabilidade Técnica de Comando e Controle do Ministério da Defesa, e,

– Projeto Link-BR2 coordenado pela Força Aérea Brasileira.

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter