GESPI entrega lancha blindada Aruanã para os Fuzileiros

 

Nota DefesaNet

Nota recebida do Comando da Marinha do Brasil, em 27NOV2018, através do Centro de Comunicação Social da Marinha (CCSM).

O editor

MARINHA DO BRASIL

CENTRO DE COMUNICAÇÃO SOCIAL DA MARINHA

NOTA DE ESCLARECIMENTO

Com relação à matéria “GESPI entrega lancha blindada Aruanã para os Fuzileiros”, publicada no site “DefesaNet” em 26NOV2018, a Marinha do Brasil esclarece que a lancha “Aruanã” foi obtida mediante contrato assinado em março 2018 e foi recebida pelo Comando do 9º  Distrito Naval no dia 31 de outubro,  com as adaptações solicitadas em função das necessidades operativas da região.

Diferentemente do que foi apontado na reportagem, a MB informa que apenas uma lancha foi adquirida com a empresa GESPI, que não foi verificado se ela pode ser embarcada em todos os navios da MB e que existem outros modelos em avaliação, visando garantir o atendimento das Especificações de Aquisição (EA) da Lancha Operativa Fluvial (LOpFlu) estabelecidas pela Diretoria de Engenharia Naval.

Atenciosamente,

CENTRO DE COMUNICAÇÃO SOCIAL DA MARINHA

Após mais de 1 ano de avaliação de um protótipo disponibilizado sem custo ao 1º Batalhão de Operações Ribeirinhas (unidade dos Fuzileiros Navais subordinado ao 9º Distrito Naval), a GESPI implementou todas as adaptações solicitadas para atender a todos os tipos de operações que aquele Batalhão enfrenta no seu dia a dia, como patrulhamento fluvial, controle de área ribeirinha, transporte e desembarque de tropa, apoio logístico, embarque nos navios da Marinha, segurança e exercícios de treinamento. Com isso, a Gespi acaba de entregar mais uma lancha àquele Batalhão, dessa vez fruto de contrato assinado no início de 2018.

Assim, a Aruanã se torna a única lancha produzida no Brasil que comprovadamente atende a todos os requisitos para operação na região amazônica. A embarcação Aruanã fabricada pela empresa GESPI é uma plataforma multipropósito leve e rápida, podendo ser configurada e customizada conforme a necessidade de sua aplicação (resgate, patrulha, interceptação etc). Todo o projeto visa atender as peculiaridades do uso militar de lanchas rápidas nos rios da Amazônia.

 

O primeiro modelo (com 8m comprimento, dois motores de popa de 150hp, capacidade de 18 pessoas, suportes para armamento 7.62 e .50) foi cedido em agosto ao 1º Batalhão de Operações Ribeirinhas (unidade dos Fuzileiros Navais) para avaliação.

Desde então, a embarcação vem sendo exaustivamente utilizada no patrulhamento fluvial, controle de área ribeirinha, transporte e desembarque de tropa, apoio logístico, segurança e exercícios de treinamento.

 

Além das operações cotidianas mencionadas, a Aruanã foi utilizada com sucesso nas operações BRACOLPER 2016¹, AdeRib 2016² e Operação Amazônia 2016³ .

 

A embarcação esteve exposta no Seminário Internacional de Operações na Selva (SIOPSELVA 2016) realizado em Manaus em novembro de 2016, onde pôde ser apresentada para representantes de diversos países participantes do evento, além da Polícia Federal e Exército Brasileiro.

 

A GESPI aposta no êxito desse produto, tendo em vista a versatilidade da lancha (já comprovada nas operações mencionadas), bem como a proposta de customização e modificação da embarcação para atender necessidades específicas de cada cliente, diferentemente do que acontece quando da aquisição de lanchas militares importadas.

 

As características que tornam a Aruanã uma lancha única são:

– Blindagem removível nível 3 (NIJ);

– Pode ser embarcada em todos os navios da Marinha do Brasil (requisito essencial para atender operações naquela região);

– Casco de alumínio reforçado com resina UHRR, que aumenta a resistência e durabilidade da embarcação;

– Facilidade para embarque/desembarque de tropa;

– Layout já adaptado para resgate;

– Alto poder de interceptação;

– Suportes para metralhadoras 7,62 nas laterais e .50 na proa.

 

Características básicas:

– Motorização: 02 motores de popa de 250hp ou superior;

– Boca: 2,5m;

– Comprimento: 8m;

– Tripulação: 18 pessoas;

– Deslocamento carregado: 3 ton;

– Calado mínimo: 40cm.

A GESPI é uma Empresa Estratégica de Defesa (EED), conforme Portaria 249 do Ministério da Defesa de 30 de janeiro de 2015. Sediada em São José dos Campos, atua há mais de 40 anos no mercado onde desenvolve projetos e produtos especiais para a Indústria de Defesa, bem como oferece serviço de manutenção de equipamentos aeronáuticos para a aviação civil e militar.

(1)     Operação ‘BRACOLPER 2016’- tem o propósito de incrementar o nível de treinamento, interoperabilidade e integração entre as Marinhas do Brasil, da Colômbia e do Peru, em prol da segurança da Região Amazônica na tríplice fronteira, além  de proporcionar o estreitamento dos laços de amizade e fraternidade entre os três países.

(2)     AdeRib 2016– o Adestramento Ribeirinho consistiu na simulação de controle do tráfego fluvial na hidrovia do Rio Negro, nas proximidades de Novo Airão-AM, para conquista e manutenção do porto daquela cidade, e posterior desembarque ribeirinho e administrativo (fictício) de tropas, e contou com o emprego dos meios navais, de fuzileiros navais e aeronavais do Com9ºDN.

(3)     Operação Amazônia 2016– Realizada em Iranduba – AM, a operação teve o objetivo treinar os Estados-Maiores Conjuntos das Forças Armadas para a interoperabilidade em operações no ambiente amazônico.

 

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter