III Seminário de Fornecimento para as Forças Armadas

FIERGS – CIERGS
III Seminário de Fornecimento para as Forças Armadas
Local: Auditório da CIC de Caxias do Sul
Data: 15 de agosto de 2016

PROGRAMAÇÃO PRELIMINAR

 

Objetivos

Objetivo geral: Disseminar informações e conhecimento sobre inovações e demandas futuras das Forças Armadas, potencializando a geração futura de novos negócios às empresas industriais do RS e interação com Universidades.

Objetivos específicos:

Conhecer o estágio atual dos projetos estratégicos e as futuras demandas de aquisição e de inovações das Forças Armadas. Identificar possibilidades de interação entre Forças Armadas, Indústria do RS e Academia (Universidades e Centros de Conhecimento) Estimular um fórum permanente de discussão de assuntos de Defesa e Segurança, fortalecendo os relacionamentos com atores estratégicos, outras Federações de Indústria, centros de conhecimento e inovação, estruturas civis e militares e, de modo preponderante, as Forças Armadas Fortalecer a atração futura de investimentos ao RS e a ampliação potencial de negócios de empresas já fornecedoras do setor de Defesa e Segurança.

 
12:00 Palestra “Cenário de Defesa no Brasil a partir de uma perspectiva estratégica”, do Exmo. Sr. Flávio Augusto Corrêa Basilio, Secretário de Produtos de Defesa do Ministério da Defesa , na tradicional Reunião-Almoço da CIC de Caxias do Sul.
·        
13:30 – Recepção e credenciamento.
·        
14:00 – Abertura oficial (representante da CIC, da FIERGS, do Ministério da Defesa e do Governo do Estado).
·        
14:10 às 15:20 Painel 1: Projetos das Forças Armadas em Desenvolvimento: possibilidades futuras para as novas demandas
Mediação: Major-Brigadeiro-do-Ar Raul José Ferreira DIAS, Coordenador do COMDEFESA FIERGS

14:10 – “Projetos Estratégicos da Marinha”, pelo Contra-Almirante FERNANDO Mauro Barbosa de Oliveira, Superintendente de Apoio da Diretoria de Gestão dos Programas Estratégicos da Marinha.

14:50 – “Possibilidades futuras dentro das transformações do sistema de Ciência e Tecnologia do Exército Brasileiro: uma visão da tríplice hélice”, pelo General-de-Brigada Hélio de Assis PEGADO, Diretor de Fabricação do Exército.

15:30 – “A inserção da indústria de defesa no suporte logístico da FAB”, pelo Tenente-Brigadeiro-do-Ar Dirceu Tondolo NORO, Comandante do Comando-Geral de Apoio da Aeronáutica.
 
16:10 às 16:25 – Intervalo.

16:25 – “As ações Estaduais para a Indústria de Defesa e Segurança”, pelo Sr. Fábio de Oliveira Branco, Secretário de Estado do Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia (SDECT/AGDI)

16:45 – “Habilitação e fornecimento de viaturas Agrale Marruá para as Forças Armadas”, pelo Sr. José Alberto da Rosa de Matos, Gerente de Marketing e Vendas de Utilitários da Agrale S.A.
 
17:00 Painel 2:  Interação com Universidades.

17:00 – “TecnoUCS – Parque de Ciência, Tecnologia e Inovação”, pelo Sr. Odacir Deonísio Graciolli, Vice-Reitor e Pró-Reitor de Inovação e Desenvolvimento Tecnológico da Universidade de Caxias do Sul (UCS) e pelo Sr. Enor José Tonolli Junior, Coordenador Executivo do TecnoUCS  

17:15 – “O Escritório de Projetos da 3ª Divisão do Exército”, pelo Coronel Piraju BOROWSKI Mendes, Chefe do Escritório de Projetos da 3ª Divisão do Exército
Mediação: Diogo de Gregori, Superintendente Executivo da Agência de Desenvolvimento de Santa Maria – ADESM
·        
17:30 – Debates.
·        
17:45 – Encerramento.

Nota – Atividade paralela: Salas de Atendimento da Marinha, Exército e Aeronáutica.

Inscrição e Informações

Informações (54) 32188000 ou (51) 33478846

Inscrições limitadas e gratuitas podem ser feitas até 11/8/2016 pelo site:
http://ciccaxias.org.br/eventos/4052/3o-seminario-das-forcas-armadas/

 

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter