EXPRODEF – Agilidade na Exportação dos Produtors de Defesa

 

Para o fortalecimento da competitividade da indústria nacional material de defesa é de fundamental importância o acesso de seus produtos aos mercados externos, o que permite reduzir custos pelo aumento da escala de produção. Para que a oportunidade de realizar negócios não se perca, um dos fatores mais importantes é a agilidade no processo de exportação desses produtos.

 
Esse foi o tema que a Secretária de Produtos de Defesa, Perpétua Almeida levou para o encontro com o Ministro Rodrigo de Azeredo Santos, diretor do Departamento de Promoção Comercial e Investimentos (DPR), que cuida deste assunto estratégico no Ministério das Relações Exteriores (MRE).   
 
Foi discutido a viabilidade da adoção e lançamento, em breve, do Sistema de Exportação de Produtos de Defesa – EXPRODEF, cujo objetivo principal é desburocratizar o fluxo de informações que subsidiam os processos decisórios das anuências de exportação de produtos de defesa. O sistema eletrônico permitirá ainda o acompanhamento em tempo real dos processos e coordenação do trâmite por parte das empresas interessadas bem como a efetiva coordenação dos órgaos responsáveis.
 
Complementarmente, discutiu-se mecanismos de troca de informações para identificação de oportunidades de investimentos e de acesso a potenciais mercados externos pela Base Industrial de Defesa (BID) do Brasil.

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter