SAFRAN Aeronáutica vê grande potencial no mercado brasileiro

Júlio Ottoboni
Correspondente DefesaNet


A nova família de jatos E-Jet E2 e o cargueiro KC-390, da Embraer, e a experiência no fornecimento de motores e  na modernização de helicópteros da Helibras deixou a direção da Safran Aeronáutica, sediada em São José dos Campos, com expectativas positivas quanto a novos negócios. Criada há dois anos e meio, a nova unidade brasileira do grupo francês, está se posicionando no mercado atenta as novas possibilidades.

“Estamos bastante otimistas com a perspectivas de negócios futuros , a Embraer deve lançar novos projetos com boas oportunidades e a experiência com a modernização dos aparelhos com a Helibras foi muito positiva, creio que tenhamos um bom espaço para progredirmos”, afirmou o diretor geral da SAFRAN no Brasil, o engenheiro aeronáutico formado no ITA, Paulo Cury.

O próprio diretor da SAFRAN é um caso atípico e reflete a diversidade que norteia o grupo. Paulo Cury  também é advogado e mestre em Direito Aeroespacial, além de piloto e ter atuado profissionalmente em grandes companhias do setor, com a EMBRAER.

A SAFRAN Aeronáutica é uma empresa que atua em engenharia, focada no segmento operacional de contratos e na busca por oportunidades. Dentro desta busca por ampliar seus horizontes de negócios criou o consórcio com a AKAER, a SAFRAN-AKAER (SAK), que projeto ter uma atividade intensa na nova linha da Embraer com prestação de serviço direto.

Os dois grandes clientes da SAFRAN Aeronaútica são a EMBRAER e HELIBRAS. A companhia de capital francês é uma parceira histórica da Embraer, desde os tempos dos primeiros aviões Bandeirantes. Atualmente tem equipamentos em praticamente todos aparelhos da ex-estatal e terceira maior fabricante mundial de aeronaves.

“Queremos expandir esse relacionamento também no cargueiro KC-390, neste projeto participamos com quatro sistemas, como  eletrônicos, ventilação, atração da empenagem horizontal e rodas e freios”, explicou o executivo.

As atividades da SAFRAN brasileira vão desde o design da fuselagem central e do caixote central da asa da nova família de jatos E-Jet E2 ao fornecimento de serviços de integração de sistemas como parte do programa de modernização de helicópteros do Exército Brasileiro pela HELIBRAS.

Sua visão estratégica para o mercado local a fez criar a SAFRAN Engineering  Service, há dois anos, em São José dos Campos, para uma prestação de serviço mais próximo do projeto e do produto. Exatamente nos mesmos moldes que a empresa que atende a BOEING e a AIRBUS. “Prestamos assim serviço para as empresas do grupo e para fora também”, comentou Cury.

Basta dizer que metade de todos os helicópteros em operação no país são acionados por motores turboélice do Grupo SAFRAN, que assegura também a manutenção permanente desses motores.
 
Grupo SAFRAN

A SAFRAN, um grupo internacional com intensiva atuação no setor de tecnologia de ponta, fornece equipamentos de primeira categoria no setor aeronáutico, aeroespacial, de defesa e de segurança. Com presença consolidada em todos os continentes, o Grupo tem um quadro de 66.300 funcionários, tendo gerado em 2013 uma receita de 14,7 bilhões de euros. Sua envergadura internacional lhe permite otimizar a sua competitividade, assim como construir relações industriais e comerciais com as maiores empreiteiras e operadoras em nível mundial, ao oferecer serviços locais ágeis. Nos mercados em que atua, a Safran ocupa, seja isoladamente ou em parceria, posições de primeiro plano, quer em âmbito mundial ou na Europa.

O Grupo SAFRAN está presente em 57 países e há quatro décadas tem forte atuação no mercado brasileiro, com fornecimento de motores para os helicópteros Esquilo, Pantera e Super Puma, das Forças Armadas do Brasil. A SAFRAN fornece também inversores de impulso, registradores de dados de voo, sistemas de ventilação, cabeamento e outros produtos para aviões executivos e aviões comerciais da EMBRAER, fabricante brasileira de aeronaves. A empresa selecionou a SAFRAN para fornecer diversos sistemas de seu novo avião de transporte militar KC-390. 

A SAFRAN empresa também inclui as operações de Entidades em todo o mundo (França, Alemanha, Reino Unido, Espanha, Estados Unidos, México, Marrocos, Canadá, Brasil e Índia).

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter