Polo de Defesa de Santa Maria conhece demandas da Marinha do Brasil


Aconteceu no começo da tarde desta quinta-feira, 26, a 5? Reunião do Polo de Defesa de Santa Maria. O encontro aconteceu na CACISM, que tem sido a sede das reuniões do grupo, que tem reunido grande número de representatividades para debater ideias e ações para a consolidação do setor que deve impulsionar o desenvolvimento da região.

A abertura da reunião foi realizada pelo Diretor Presidente da Agência de Desenvolvimento de Santa Maria, Vilson Serro, que solicitou a apresentação de cada um dos presentes e encaminhou para a primeira etapa do encontro a ser coordenada pela Marinha do Brasil. Na ocasião, o Comandante da Estação Naval de Rio Grande, Capitão de Fragata Hermes, e o Comandante do Centro de Intendência da Marinha, em Rio Grande, Capitão de Fragata Villela,  apresentaram o trabalho realizado pela instituição no Estado e também algumas demandas da Marinha que podem ser atendidas com apoio do Polo de Defesa de Santa Maria.

Em seguida, o reitor da Universidade Federal de Santa Maria, Paulo Burmann, falou sobre o lançamento do primeiro satélite brasileiro, que foi produzido em Santa Maria por alunos e professores da instituição em um projeto do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) em parceria com a Universidade. Segundo João Batista Martins, coordenador da Santa Maria Design House (SMDH), que projetou um dos chips embarcados no NanoSatC-BR1, o nanosatélite é um sucesso:

– Santa Maria tem essa vocação de ser inovadora e o primeiro satélite brasileiro saiu daqui, da nossa universidade, na nossa cidade e, desde já obtivemos sucesso nesta grande conquista.

Para Vilson Serro, este é mais um marco importante para este conjunto de ações que está mudando a cara de Santa Maria e região, assim como também está trazendo mudanças positivas para o Brasil.

Lançamento Regional do Programa Gaúcho de Capital Inovador

O representante da FIERGS, Alexandro Hanefeld, foi o responsável por apresentar o Programa Gaúcho de Capital Inovador, junto a Igor Oliveira, da Semente Negócios. A iniciativa é da Agência Gaúcha de Desenvolvimento e Promoção do Investimento (AGDI), em parceria com a Federação das Indústrias do Estado (FIERGS). As inscrições podem ser realizadas até o dia 18 de julho.

O programa pretende capacitar empreendedores iniciantes para receber investimentos e investidores que desejam apoiar os projetos, ajudando a dinamizar a economia do Estado.Três critérios estão incluídos na seleção de empreendedores: competências para a execução do negócio, potencial de mercado e grau de inovação. Os investidores participarão de três seminários e terão acesso antecipado aos projetos selecionados, que serão apresentados publicamente em um evento no mês de novembro.

Para Alexandro, Santa Maria é um exemplo a seguir por ser uma pioneira do modelo efetivo de hélice tríplice:

– Vejo entusiasmo e competência nesta Santa Maria que busca sua consolidação não só no Rio Grande do Sul, mas no Brasil. E isso se dá não só por vocação, mas por um fato já consolidado através da atuação efetiva da sua tríplice hélice, da cooperação entre poder público, empresariado e instituições de ensino. O Polo de Defesa e o desenvolvimento do município são provas disso.

Seminário Internacional de Defesa e Plano de Ação do Polo de Defesa

O Superintendente Executivo da ADESM, Diogo De Gregori, realizou uma breve apresentação do  Seminário Internacional de Defesa, que agora já tem local definido: Park Hotel Morotin, nos dias 17, 18 e 19 de novembro. Os palestrantes estão sendo definidos para serem apresentados ainda na próxima reunião, a ser realizada no mês de julho.

Dentre as ações inseridas no Plano de Ação do Polo de Defesa de Santa Maria, os participantes acompanharam as propostas em andamento e debateram algumas possibilidades de ampliação do número de empresas do setor, bem como a disseminação do Polo junto à sociedade e ampliação do número de projetos das instituições de ensino e científicas no setor.

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter