Debate Técnico Mapeamento da BID: IPEA e ABDI debatendo a Indústria de Defesa Nacional

A Defesa em Debate
 
Nam et ipsa scientia potestas est
 
 
Debate Técnico Mapeamento da BID:
IPEA e ABDI debatendo a Indústria de Defesa Nacional

 

 

Fernanda Corrêa
Assistente Técnica na Amazônia Azul Tecnologias de Defesa S.A.
e pesquisadora do Instituto de Estudos Estratégicos da UFF
fernanda.das.gracas@hotmail.com

 

Em 2013, o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA), fundação pública federal vinculada à Secretaria de Assuntos Estratégicos (SAE) da Presidência da República, firmou convênio com a Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) para realizar o Mapeamento da Base Industrial de Defesa (BID).

 
O objetivo do Mapeamento da BID é oferecer uma visão ampla e sistêmica da competitividade, das capacidades produtiva, tecnológica e de inovação das empresas a compõem, bem como da sustentabilidade do ciclo de vida do produto de defesa. O projeto é parte fundamental de um acordo de cooperação entre ABDI e o Ministério da Defesa (MD) para o desenvolvimento da indústria brasileira de defesa.
 
A BID foi dividida em oito segmentos para a realização da pesquisa:

 

1 – Armas e Munições Leves e Pesadas e Explosivos;
2 – Sistemas Eletrônicos e Sistemas de Comando e Controle;
3 – Plataforma Naval Militar;
4 – Propulsão Nuclear;
5 – Plataforma Aeronáutica Militar;
6 – Sistemas Espaciais voltados para a Defesa;
7 – Plataforma Terrestre Militar, e,
8 – Equipamentos de Uso Individual.


Os especialistas de cada segmento foram selecionados pelo Ipea por meio de Chamada Pública.
 
O objetivo final do MD, da ABDI e do IPEA é que, futuramente, os resultados desta pesquisa possam subsidiar a formulação de políticas públicas voltadas para apoiar e estimular a capacidade científica, tecnológica e de inovação nas empresas de defesa. Para isso, além de análises extraídas de fontes e bancos de dados governamentais e de um web survey a ser aplicado nos próximos meses, a pesquisa contará com visitas e entrevistas a algumas das empresas de cada segmento.
 
Nos dias 19 e 20 de maio, a ABDI organizou o primeiro debate técnico do projeto na sua sede, em Brasília, a fim de apresentar e discutir os primeiros resultados da pesquisa. Foram convidados representantes do MD, do Ministério do  Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, do BNDES, do IPEA e da própria ABDI. O objetivo deste primeiro evento, além de apresentar o andamento da pesquisa, foi também promover o debate entre os pesquisadores de cada segmento e os representantes do Governo a fim de que estes também contribuíssem com a pesquisa.
 
Por meio desta pesquisa produzida pelo IPEA, além de mapear a Base Industrial de Defesa e analisar alguns dos seus indicadores de capacidade produtiva e tecnológica, será possível entender também o comportamento das empresas que atuam em cada segmento.
 
A expectativa é que a pesquisa seja concluída em dezembro deste ano e que um livro contendo capítulos específicos para cada segmento seja publicado em seguida.
 

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter