Polo de Defesa / Santa Maria – Planeja Ações para 2014

Marielle Flôres 
ADESM


Dando continuidade às discussões que visam a consolidação de um Polo de Defesa em Santa Maria, aconteceu, na tarde de quinta-feira, 20, no 9º andar da CACISM, a segunda reunião do grupo, inicialmente denominado Comitê do Polo de Defesa de Santa Maria.

Conforme o Diretor Presidente da Agência de Desenvolvimento de Santa Maria, Vilson Serro, para evitar duplicidade de nomes com os comitês das federações das indústrias como da FIERGS ou FIESP, o grupo fundado em Santa Maria, no último dia 27, passa a ser chamado somente de Polo de Defesa de Santa Maria:

– Já que este é o termo que usamos também no Plano Estratégico de Desenvolvimento do Município, vamos seguir este padrão.
 
A reunião
 
O encontro iniciou com a apresentação dos presentes, seguida pela manifestação do representante do Comitê Gaúcho da Indústria de Defesa e Segurança da Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul, Alexandro Oto Hanefeld, que fez um breve relato da reunião do COMDEFESA/FIERGS, ocorrida no dia 18 de março:
 
– Vale destacar o trabalho conjunto de Santa Maria, que se fez presente através da ADESM, CACISM e KMW.
 
Na sequência, os participantes debateram a organização do Seminário de Defesa, previsto para o mês de novembro. O Superintendente Executivo da Adesm, Diogo De Gregori, foi o responsável por apresentar as sugestões recebidas dos integrantes do grupo. Dentre as definições, foi escolhido o nome do evento – I Seminário Internacional de Defesa –  e também algumas possíveis pautas, número de participantes, resultados esperados, palestrantes e local.
 
Segundo Serro, a ADESM continua trabalhando nas ações previstas pelo Polo de Defesa de Santa Maria, mas é importante potencializar o trabalho integrado das instituições que atuam no setor de defesa.
 
Para a próxima reunião, que deve ocorrer no dia 24 de abril, foi sugerido que o Gen. Div. Miotto e o Ten. Cel. Av. Ramiro apresentem as demandas da 3ª DE e da BASM para que os componentes do Polo de Defesa de Santa Maria disseminem junto às empresas, conforme previsto no Plano de Ação apresentado no encontro.
 
Participaram da segunda reunião:
 
Adriano Petry,  Chefe do Centro Regional Sul do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (CRS/INPE); Alessander Pavanello, Gestor do Arranjo Produtivo Local Metal Mecânico da Região Central (APL Metal Centro); Alexandre Bolzan, representando o APL CentroSoftware; Alexandro Oto Hanefeld, representando o Comitê Gaúcho da Indústria de Defesa e Segurança da Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul (COMDEFESA/FIERGS); Carina da Cunha Alvez, representando a Incubadora Tecnológica da Unifra; Cel André Portela Batista, do Núcleo do Centro de Adestramento e Avaliação Sul (NuCAA); Cezar Augusto Schirmer, Prefeito Municipal de Santa Maria; Cristiano Silveira, Gestor Executivo do Santa Maria Tecnoparque; Diogo De Gregori, Superintendente Executivo da ADESM;  Erlei Roldan Melgarejo, Diretor da DEFII Ateliê de Software; Evandro Zamberlan, Presidente do SINDUSCON; Gen Eduardo Segundo Liberali Wizniewsky, Chefe do Escritório de Ligação Projeto Leopard; Jaques Jaeger, Secretário de Município de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Projetos Estratégicos de Santa Maria; João Evangelos Zacharakies, da KMW do Brasil; Julio Kirchhof, Presidente do Sindicato das Empresas Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico de Santa Maria (SIMMMAE); Lucas Martins Righi, Presidente da Associação de Jovens Empreendedores de Santa Maria (AJESM); Luiz Alberto Flôres, Diretor da CACISM; Luiz Fernando Pacheco, Presidente da CACISM; Paulo Burmann, Reitor da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM); Raul José Ferreira Dias, da FIERGS/CIERGS; Rodrigo Décimo, Vice-Presidente da Câmara de Comércio, Indústria e Serviços de Santa Maria (CACISM); Ten Cel Av Ramiro Kirsch, Comandante da Base Aérea de Santa Maria (BASM); e Vilson Serro, Diretor Presidente da Agência de Desenvolvimento de Santa Maria (ADESM).

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter