BRADAR – Contratos em Sensoriamento Remoto

Brasília, 4 de outubro de 2013 – A BRADAR –  nova denominação da OrbiSat Indústria e Aerolevantamento, empresa controlada pela Embraer Defesa & Segurança – assinou recentemente três importantes contratos na área de sensoriamento remoto avaliados em R$ 36 milhões.

O primeiro deles, com a Companhia de Pesquisa e Recursos Minerais (CPRM), tem como objetivo a realização do mapeamento cartográfico de áreas de extremo risco em 74 municípios brasileiros, totalizando uma área de 90 mil quilômetros quadrados. As cidades que serão monitoradas foram selecionadas após um levantamento que apontou maior probabilidade de deslizamentos e enchentes. O projeto terá duração de 15 meses e faz parte do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) do Governo Federal.

Para o mapeamento, a BRADAR utilizará a tecnologia de sensoriamento remoto por radar interferométrico de abertura sintética que opera nas bandas X e P, capaz de gerar mapas de alta precisão.

“É muito gratificante podermos participar desse projeto, pois nosso produto foi comprovadamente classificado como o mais adequado para realizar esse tipo de levantamento”, disse Maurício Aveiro, presidente da BRADAR. “Poderemos contribuir com informações capazes de nortear as ações do poder público na prevenção de desastres naturais e catástrofes nestes municípios”.

Os outros dois contratos são voltados para o monitoramento de áreas de preservação ambiental das usinas hidrelétricas de Belo Monte, no Pará, e de Santo Antônio, em Rondônia. Em Belo Monte, a Bradar realizará o monitoramento de toda a extensão da usina e produzirá mapas cartográficos de alta precisão. A proposta é apoiar a usina na gestão do projeto básico ambiental, identificando possíveis desmatamentos, invasões irregulares, proliferação de macrofitas (plantas aquáticas) e movimentações do terreno, entre outros. As informações serão fundamentais para a usina acompanhar as ações em campo da implantação do empreendimento.

Com a usina Santo Antônio, a BRADAR renovou o contrato para monitoramento da área do reservatório da companhia. Este trabalho auxilia no controle mensal de uma área de aproximadamente 2,8 mil quilômetros quadrados, com o objetivo de identificar regiões que sofreram alterações na vegetação como desmatamentos, alterações de borda, corte seletivo de árvores e novas edificações, entre outros aspectos.

“Este serviço permite um maior controle sobre a área de proteção dos reservatórios coibindo imediatamente danos ao patrimônio e gerando documentação com fatos e dados de alta precisão”, disse Maurício Aveiro. “Está constatada a eficiência da aplicação da tecnologia de radar para o monitoramento de grandes áreas”.

Sobre a BRADAR

BRADAR é a nova denominação da OrbiSat Indústria e Aerolevantamento S/A. Trata-se de uma empresa 100% nacional, pertencente à Embraer Defesa & Segurança, especializada em sensoriamento remoto, projeto e construção de radares para vigilância aérea e terrestre. Com unidades em São José dos Campos e Campinas, a empresa conta com 200 colaboradores.

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter