V COMAR está sob novo Comando

O Quinto Comando Aéreo Regional (V COMAR) realiza, nesta quinta-feira (10/2), às 9 horas, no Quartel General do V COMAR (Canoas/RS), a cerimônia de Passagem de Comando do Brigadeiro do Ar Mauro Bellintani para o Brigadeiro do Ar Marcelo Fornasiari Rivero. A solenidade será presidida pelo Tenente Brigadeiro do Ar Sergio Roberto de Almeida, Comandante de Preparo (COMPREP) e contará com a presença de Oficiais Generais da Aeronáutica, Marinha e Exército, dentre outras autoridades militares e civis, do poderes executivo, legislativo e judiciário.

O V COMAR jurisdiciona todas as Organizações Militares da Força Aérea Brasileira nos estados do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, dentre elas estão a Base Aérea de Canoas (BACO), a Base Aérea de Santa Maria (BASM), a Base Aérea de Florianópolis (BAFL) e o Segundo Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo (CINDACTA II).

COMANDANTE DESIGNADO

O Comandante designado, Brigadeiro Rivero é natural da cidade de São Paulo, inciou a carreira militar em 1984, sendo promovido ao posto atual em 2019. Possui todos os cursos de carreira e ainda três MBA, em Gestão de Pessoas, de Projetos e em Logística. Antes de assumir o cargo de Comandante do V COMAR, atuou como Assessor Militar da Vice-Presidência da República; Vice-Chefe do Gabinete do Comandante da Aeronáutica, Comandante da Ala 10 (RN), foi Adido Aeronáutico em Israel, e Chefe da Primeira e Sexta Subchefias do Estado-Maior da Aeronáutica. Em sua trajetória profissional recebeu 13 condecorações entre nacionais e estrangeiras.

COMANDANTE SUBSTITUÍDO

Ao deixar este comando, o Brigadeiro Bellintani será transferido para São José dos Campos, para atuar como Vice Diretor do Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial. O Brigadeiro Bellintani é natural de São Paulo e iniciou a carreira militar em 1984, tendo sido promovido ao atual posto em 2019. Possui MBA em Administração e Gestão de Processos, além de todos os cursos de carreira e diversos cursos operacionais. Dentre os principais cargos exercidos em sua carreira estão o de Comandante do Esquadrão Escorpião (1º/3º GAv); Comandante da Base Aérea de Boa Vista (BABV); Adido Aeronáutico na Inglaterra e na Noruega; Comandante da Escola Preparatória de Cadetes do Ar (EPCAR); e Comandante da Ala 3.

HISTÓRICO DO V COMAR

Nove meses após a criação do Ministério da Aeronáutica, no dia 25 de outubro de 1941, foram criadas as Zonas Aéreas com a missão de exercer autoridade militar direta sobre todas as forças, serviços, estabelecimentos e atividades aeronáuticas, dentro dos limites geográficos e do espaço aéreo a elas correspondentes.

Em novembro de 1973, com a evolução da atuação da Força Aérea Brasileira, as Zonas Aéreas passaram a ser denominadas de Comandos Aéreos, e pela Portaria nº125-GM3, de 4 de dezembro de 1973, foi então ativado o Quinto Comando Aéreo Regional (V COMAR), anteriormente denominado “4ª Zona Aérea” e “5ª Zona Aérea”.

Ao longo da história do V COMAR, diversas Unidades foram criadas sob sua jurisdição, em virtude da evolução da atuação da Força Aérea Brasileira. Assim os Estados do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul chegaram ao século XXI sediando mais de 30 Unidades de aeronáutica, entre bases aéreas (Canoas, Santa Maria e Florianópolis), esquadrões de voo (caça, transporte, patrulha marítima, reconhecimento e busca e salvamento), grupos de segurança e defesa, grupos logísticos, unidades responsáveis pelo controle do espaço aéreo e comunicações, prefeituras de aeronáutica, além de um hospital de área, três esquadrões de saúde, um serviço de investigações e prevenção de acidentes aeronáuticos, um destacamento de infraestrutura e uma unidade de ensino, responsável pelo recrutamento e preparo de pessoal.

O Quartel General do V COMAR, com o transcorrer dos seus 80 anos, desempenhou funções administrativas de apoio às unidades operacionais, bem como coordenou as relações institucionais com a comunidade e órgãos dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário até o ano de 2016. Foi reativado em 4 de abril de 2021, como parte da segunda fase do aprimoramento da reestruturação da Força Aérea Brasileira.

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