Transferência das Seções de Vante e Embarque do Motor Elétrico Principal é realizada no Submarino “Tonelero”

Em 22 de outubro, o Programa de Desenvolvimento de Submarinos (PROSUB), sob a supervisão técnica e gerencial da Coordenadoria-Geral do Programa de Desenvolvimento de Submarino com Propulsão Nuclear, na estrutura orgânica da Diretoria-Geral de Desenvolvimento Nuclear e Tecnológico da Marinha, experimentou um avanço no processo de construção do Submarino “Tonelero” (S42), terceiro dos quatro submarinos convencionais (SBR-3) desenvolvidos por esse empreendimento estratégico.

Na ocasião, foram realizados o embarque do Motor Elétrico Principal (MEP) na seção S4 (a parte mais a ré), assim como a transferência das seções que constituem a parte de vante do submarino (S2B e S3), devidamente integradas.

As seções totalizam 619 toneladas, com 39,86 metros de comprimento e 12,30 metros de altura, e foram transportadas por um veículo especial de 320 rodas. O trajeto teve início na Unidade de Fabricação de Estruturas Metálicas, tendo como destino final o Estaleiro de Construção (ESC), no Complexo Naval de Itaguaí.

O translado teve duração de aproximadamente nove horas. Essa complexa operação, aperfeiçoada desde a transferência da primeira seção de casco do Submarino “Riachuelo”, em 2017, requer um planejamento detalhado, desde a adequação de trechos da rede elétrica relativamente à seção de maior altura até interrupções seletivas do tráfego na BR-493, realizada em estreita coordenação com agentes da Polícia Rodoviária Federal e da Prefeitura Municipal de Itaguaí (RJ).

A chegada das unidades no ESC marca o início do processo de montagem final do Submarino “Tonelero”, estando planejada para dezembro de 2020 a integração definitiva do casco; e para o segundo semestre de 2021 o lançamento ao mar.

A incorporação do S42, terceiro dos quatro submarinos classe “Riachuelo”, elevará a capacidade de resposta eficiente do Poder Naval frente ao desafio de controle e proteção da “Amazônia Azul”, que concentra grandes reservas naturais e representa um terço da extensa fronteira do País.

Embarque do MEP na primeira seção do S42

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