República Tcheca pretende adquirir 24 caças F-35 Lightning II de 5ª geração

Ricardo Fan/ DefesaNet

O governo da República Tcheca formalizou sua intenção de adquirir 24 aeronaves F-35 Lightning II de 5ª geração, fabricadas pela Lockheed Martin dos Estados Unidos, ao assinar uma Carta de Oferta e Aceitação (LOA – Letter of Offer and Acceptance). Através do programa Foreign Military Sale (Venda Militar Estrangeira) do governo dos EUA, a Força Aérea Tcheca receberá sua primeira aeronave em 2031, equipada com a mais recente configuração avançada Block 4.

O tenente-general da Força Aérea dos EUA, Mike Schmidt, diretor executivo do Programa Conjunto do F-35, expressou satisfação com a participação oficial do governo da República Tcheca no programa F-35 Lightning II. A parceria entre a Lockheed Martin e o Ministério da Defesa da República Tcheca garantirá a entrega e manutenção das aeronaves F-35 por décadas, proporcionando à Força Aérea Tcheca uma interoperabilidade incomparável para enfrentar ameaças atuais e futuras.

Além das aeronaves, a aquisição inclui treinamento de pessoal, serviços e suporte logístico, bem como o desenvolvimento de outros serviços de suporte, assegurando a entrega completa das 24 aeronaves F-35.

Bridget Lauderdale, vice-presidente e gerente geral do programa F-35 da Lockheed Martin, destacou a importância da República Tcheca como a 18ª nação a se juntar ao programa global do F-35. A parceria visa fortalecer a interoperabilidade entre as nações europeias, contribuindo significativamente para a capacidade de dissuasão da OTAN.

O F-35 é a escolha preferencial para substituir as antigas frotas de caças europeias, oferecendo interoperabilidade incomparável com a OTAN e outras nações aliadas. Prevê-se que, até a década de 2030, mais de 600 F-35s operem em mais de 10 países europeus, incluindo dois esquadrões completos dos EUA estacionados na base da Royal Air Force em Lakenheath. Além disso, o F-35 é a única aeronave de combate em produção que promete criar empregos nos próximos 40 a 50 anos e facilitar parcerias industriais estratégicas com a indústria tcheca.

Atualmente, os F-35s estão operando em 32 bases ao redor do mundo. A Lockheed Martin já entregou mais de 990 aeronaves F-35, treinou mais de 2.280 pilotos e 15.400 mantenedores, acumulando uma frota com mais de 773.000 horas de voo. A empresa continua a colaborar estreitamente com os operadores do F-35 para manter os aliados à frente das ameaças em constante evolução.

Fonte: f35.com

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter