Rafale: 300º Produzido, 533 vendidos

A produção do 300º Rafale foi concluída há poucos dias. Este marco reflete o sucesso operacional, industrial e comercial desta aeronave de combate, sem equivalente em sua categoria em termos de versatilidade e eficácia operacional comprovada.

Saint-Cloud, França, 7 de outubro de 2025 – A produção do 300º Rafale foi concluída há poucos dias. Este marco reflete o sucesso operacional, industrial e comercial desta aeronave de combate, sem equivalente em sua categoria em termos de versatilidade e eficácia operacional comprovada.

Sob a supervisão da Direction générale de l’Armement e da gerência de engenharia da Dassault Aviation, o programa Rafale reúne 400 empresas francesas. É um pilar da soberania industrial e militar da França, graças às tecnologias críticas que desenvolveu e aos sucessos de exportação que alcançou.

Até o momento, 533 aeronaves Rafale receberam pedidos firmes da França e de oito países clientes de exportação. Assim, 233 exemplares ainda não foram entregues, com taxas de produção planejadas para aumentar para 4 aeronaves por mês.
As primeiras unidades Rafale entraram em operação na Marinha Francesa em 2004 e na Força Aérea Francesa em 2006. As entregas para exportação começaram em 2015 (Egito).

Usuários atuais:

França: País de origem da aeronave, utilizada pela Força Aérea e pela Marine Nationale (Rafale M)
Egito: Adquiriu o Rafale.
Índia: Maior receptor das exportações de armas francesas, tendo adquirido versões para a Força Aérea e a Marinha.
Catar: Um grande cliente do Rafale.
Grécia: A Força Aérea Helênica opera a aeronave e deve passar os Mirage200-5 para a Ucrânia.
Croácia: Adquiriu o Rafale para modernizar sua defesa.
Emirados Árabes Unidos: Fez o maior pedido de exportação, de 80 Rafale.
Indonésia: Encomendou jatos Rafale e está considerando compras adicionais.
Sérvia: Um cliente recente do Rafale.

Aquisição dos Caças Rafale M pela Índia: Impactos Estratégicos na Região Indo-Pacífico e na Ásia
Aquisição dos Caças Rafale M pela Índia: Impactos Estratégicos na Região Indo-Pacífico e na Ásia

SOBRE A DASSAULT AVIATION

Com mais de 10.000 aeronaves militares e civis entregues em mais de 90 países ao longo do último século, a Dassault Aviation acumulou expertise reconhecida mundialmente em projeto, produção, venda e suporte para todos os tipos de aeronaves, desde o caça Rafale até a família de jatos executivos Falcon de ponta, drones militares e sistemas espaciais. Em 2024, a Dassault Aviation reportou uma receita de € 6,2 bilhões. A empresa conta com 14.600 funcionários.

Compartilhar:

Leia também
Últimas Notícias

Inscreva-se na nossa newsletter