RAF – 3º Esquadrão Comemora 100 Anos

 
O 3º (Fighter) Squadron, a mais antiga unidade de asa fixa da Royal Air Force, operando atualmente com o caça Eurofighter Typhoon, celebrou orgulhosamente seu centenáriono fim de semana de  12 e 13 de Maio de 2012, na Base da RAF de Coningsby.
 
O esquadrão formado o o Esquadrão Nº 3, Royal Flying Corps, em 13 de Maio de 1912 em Larkhill, Wiltshire. O Esquadrão teve uma importante participação na história da Royal Air Force, com Ativa participação em muitas campanhas e operações ao longo destes 100 anos.
 
Em uma parada formal realizada, no Sábado 12 de de Maio, o Esquadrão apresentou-se com uma pintura comemorativa, apresentada pelo  “Chief of the Air Staff”, Marechal do Ar Sir Stephen Dalton e os caças Typhoon do Esquadrão apresentaram uma pintura especial na cauda e fuselagem para celebrar o importante evento.
 
O Oficial Comandante do 3 (Fighter) Squadron, Comandante Dicky Patounas, que liderou o destacamento do Esquadrão nas operações de combate na Líbia ano passado afirmou:, “Como Comandante do Esquadrão em seu ano do Centenário, Eu gostaria de dizer, em meu nome e do do Esquadrão, Nós estamos conscientes  da responsabilidade de zelar por esta gloriosa história, criada por aqueles que nos antecederam. Nós estamos orgulhosos de estar aqui neste dia e pensamos em uma longo e exitoso futuro ao Esquadrão”.
 
 
Principais Eventos

·  1912  –  Formado em Larkhill.
·  1935  –  Operação no Sudão durante a crise da Abissínia.
·  1999  –  Participou da Operação Força Aliada Kosovo
· 2006 – Terceiro Esquadrão da RAF e 1º da primeira Linha a receber o Eurofighter Typhoon.

Deslocado para a França com a British Expeditionary Force , em agosto 2014,
Em  1917, o Esquadrão recebeu o  Sopwith Camels e passou a executar a missão de caça Desativado em 1918, o Esquadrão operou  em certos momentos em várias localidades.
No seu retorno durante a segunda Guerra Mundial recebeu o  Hurricane.
Em  1943,o Esquadrão substituiu os Hurricanes pelos Hawker Typhoons e as missões para patrulha costeira
Em  1944 recebeu os Tempest in 1944,  o Esquadrão destruiu 288 V1 Bombas Voadoras
Após o fim da Segunda Guerra Mundial o esquadrão permaneceu na Alemanha
recebendo os Vampires,  1948,
Sabres in 1953
Hawker  Hunter, 1956
Canberra, durante algum tempo
Harriers, nos anos 70
Em 1999 retornou a ser baseado na Inglaterra

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter